Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarlosFernandoRibeiroDaSilva.pdf567,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A morte nos ensaios de Montaigne
Autor(es): Silva, Carlos Fernando Ribeiro da
Orientador(es): Rodrigues, Raquel Imanishi
Assunto: Montaigne, Michel Eyquem de, 1533-1592
História da Filosofia
Filosofia - história
Morte
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 3-Mar-2023
Referência: MONTAIGNE, Carlos Fernando Ribeiro da. A morte nos ensaios de Montaigne. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A morte foi um tema de reflexão importante no pensamento de muitos filósofos ao longo da História da Filosofia – Heráclito, Sócrates, Platão, Pascal e Schopenhauer contam entre aqueles que a ela concederam um lugar de destaque. Neste trabalho, a abordaremos pelo prisma de um importante filósofo da modernidade: Michel de Montaigne. Como veremos, a morte não é para Montaigne parte de um sistema filosófico (que ele tampouco cria), mas o solo e também o ponto de partida para o conjunto de suas reflexões. A morte ronda a vida e a obra de Montaigne e isso é determinante para a elaboração do projeto que os Ensaios efetivam.
Abstract: Death was an important topic of reflection in the thinking of many philosophers throughout the History of Philosophy – Heraclitus, Socrates, Plato, Pascal and Schopenhauer are among those who gave it a prominent place. In this work, we will approach it through the prism of an important philosopher of modernity: Michel de Montaigne. As we will see, death is not part of a philosophical system for Montaigne (which he does not create either), but the ground and also the starting point for the set of his reflections. Death surrounds Montaigne's life and work and this is crucial for the elaboration of the project that the Essays carry out.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.