Título: | Antígona : um outro olhar sobre o mito |
Autor(es): | Xavier, Rosana Pereira |
Orientador(es): | Rufinoni, Priscila Rossinetti |
Assunto: | Filosofia antiga Sófocles Grécia antiga |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 3-Mar-2023 |
Referência: | XAVIER, Rosana Pereira. Antígona: um outro olhar sobre o mito. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é abordar alguns tópicos do mito Antígona, a imortal
personagem de Sófocles, fugindo um pouco da face mais conhecida da jovem heroína,
que são as questões de direito natural e leis escritas. Buscarei na Poética de
Aristóteles mostrar como o gênero trágico contribuiu para a percepção do ser sobre si
por meio da apresentação das peças trágicas e de que forma acontece essa
percepção, já que segundo o filósofo, este contato facilitaria a “catarse” do espectador
diante destes espetáculos.
Veremos também como a estrutura trágica da obra abraça os costumes gregos
à época e ressaltam os ritos fúnebres e sua importância diante da morte dos guerreiros
gregos; a partir das considerações de Jean Pierre Vernant, buscarei mostrar a
necessidade do sepultamento adequado na Grécia antiga e de que forma os antigos
gregos viam através do sepultamento a salvaguarda da alma do recém morto.
Outro ponto importante que abordarei é a magnitude da tragédia que recai
sobre o destino de Antígona, que me despertou imensa curiosidade para buscar as
origens desta na maldição dos seus antepassados. Diante disto me perguntei: “Teria
Antígona um outro destino possível? A maldição lançada sobre sua família teria
alcançado a mente da jovem de forma tão contundente? Quais os motivos que
levaram Antígona a decidir ceifar a própria vida de uma forma tão assertiva?”
Destacarei ainda alguns costumes da vida e das obrigações sociais de uma
mulher àquela época, buscando pensar se haveria ou não a possibilidade de um
desfecho diverso do escrito por Sófocles, levando em conta principalmente o
comportamento dos dois personagens principais da obra: Antígona e Creonte. |
Abstract: | The objective of this essay is to approach some topics of the Antigone myth, the
immortal character of Sophocles, escaping a little from the best-known aspects of the
young heroine, which are the questions of natural rights and written laws. I will seek to
show in Aristotle's Poetics how the tragic genre contributed to the perception of the
being about itself through the presentation of tragic plays and how this perception
happens, since according to the philosopher, this contact would facilitate the
"catharsis" of the spectator in front of these spectacles.
We will also see how the tragic structure of the myth embraces the Greek customs at
the time and emphasizes the funeral rites and their importance in the face of the death
of Greek warriors, and in the light of Jean Pierre Vernant's considerations, I will seek
to show the need for proper burial in ancient Greece and that the ancient Greeks saw
through burial the safeguard of the soul of the recently deceased.
Another important point that I will address is the magnitude of the tragedy that befalls
Antigone's fate, which aroused immense curiosity in me to seek her origins in the curse
of her ancestors. Faced with this, I asked myself: “Did Antigone have another possible
fate? Had the curse placed on her family reached the young woman's mind so
forcefully? What motivated Antigone to decide to take her own life in such an assertive
way?”
I will also highlight some customs of life and social obligations of a woman at that time,
trying to think about whether or not there was the possibility of a different outcome from
that written by Sophocles, taking into account mainly the behavior of the two main
characters of the myth: Antigone and Creon |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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