Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira | - |
dc.contributor.author | Castro Júnior, Gláucio de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. A educação de surdos no Distrito Federal: perspectivas da política de inclusão. 2011. 63 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade Aberta do brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou traçar uma análise consistente, sobre a educação especial, especificamente da educação de Surdos no Distrito Federal. Entretanto, desde os primórdios até atualidade a inclusão de alunos Surdos, inseridos nesta sociedade considerada "normal" tem sido foco de discussão entre grandes teóricos. Para tanto serão discutidas neste estudo, questões sobre: segregação das leis de assistência aos portadores de necessidades especiais; o caráter discriminatório das instituições de ensino; bem como a sensibilização da sociedade. Buscando refletir sobre o uso de terminologia para a educação de Surdos, analisar as políticas educacionais de escolas regulares do Distrito Federal, especialmente do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) este estudo propôs uma discussão acerca da terminologia, da educação de Surdos e da inclusão de alunos Surdos. Considerando o professor Surdo, como um instrumento essencial para comunicação e para a capacitação profissional, é que foi realizada uma investigação mais cautelosa sobre a educação de Surdos e que consiga ultrapassar o silêncio dos Surdos, e atingir o ideal de compreensão, e até mesmo de motivação do aluno com necessidade específica . A comunicação através da LSB (Língua de Sinais Brasileira), é o método de linguagem que se detém de uma estrutura semânticas e pragmáticas própria, que difere um pouco da Língua Portuguesa. As questões de convivência e adaptação, a está língua, bem como a demanda que a educação de Surdos acarreta são meras eventualidades que podem ser superadas através do resultado obtido com as estrevistas com os profissionais da educação de Surdos na oportunidade de compreensão, inclusão e satisfação dos alunos Surdos e uma efetiva capacitação dos profissionais da educação como parte de uma sociedade que precis ser igualitária. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | en |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Surdos | en |
dc.title | A educação de surdos no Distrito Federal : perspectivas da política de inclusão | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-26T14:22:49Z | - |
dc.date.available | 2012-04-26T14:22:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-26T14:22:49Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3397 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3397 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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