Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GlauciodeCastroJunior.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira-
dc.contributor.authorCastro Júnior, Gláucio de-
dc.identifier.citationCASTRO JÚNIOR, Gláucio de. A educação de surdos no Distrito Federal: perspectivas da política de inclusão. 2011. 63 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade Aberta do brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou traçar uma análise consistente, sobre a educação especial, especificamente da educação de Surdos no Distrito Federal. Entretanto, desde os primórdios até atualidade a inclusão de alunos Surdos, inseridos nesta sociedade considerada "normal" tem sido foco de discussão entre grandes teóricos. Para tanto serão discutidas neste estudo, questões sobre: segregação das leis de assistência aos portadores de necessidades especiais; o caráter discriminatório das instituições de ensino; bem como a sensibilização da sociedade. Buscando refletir sobre o uso de terminologia para a educação de Surdos, analisar as políticas educacionais de escolas regulares do Distrito Federal, especialmente do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez) este estudo propôs uma discussão acerca da terminologia, da educação de Surdos e da inclusão de alunos Surdos. Considerando o professor Surdo, como um instrumento essencial para comunicação e para a capacitação profissional, é que foi realizada uma investigação mais cautelosa sobre a educação de Surdos e que consiga ultrapassar o silêncio dos Surdos, e atingir o ideal de compreensão, e até mesmo de motivação do aluno com necessidade específica . A comunicação através da LSB (Língua de Sinais Brasileira), é o método de linguagem que se detém de uma estrutura semânticas e pragmáticas própria, que difere um pouco da Língua Portuguesa. As questões de convivência e adaptação, a está língua, bem como a demanda que a educação de Surdos acarreta são meras eventualidades que podem ser superadas através do resultado obtido com as estrevistas com os profissionais da educação de Surdos na oportunidade de compreensão, inclusão e satisfação dos alunos Surdos e uma efetiva capacitação dos profissionais da educação como parte de uma sociedade que precis ser igualitária.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordSurdos - educaçãoen
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaisen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordSurdosen
dc.titleA educação de surdos no Distrito Federal : perspectivas da política de inclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-26T14:22:49Z-
dc.date.available2012-04-26T14:22:49Z-
dc.date.issued2012-04-26T14:22:49Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3397-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons