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Título: Produções culturais japonesa e coreana : algumas considerações
Autor(es): Lopes, Eduardo Oliveira
Orientador(es): Pereira Filho, Cesário Alvim
Assunto: Poder simbólico
Indústria cultural
K-pop (Música)
Coréia do Sul - cultura
Japão - cultura
Data de apresentação: Set-2022
Data de publicação: 1-Mar-2023
Referência: LOPES, Eduardo Oliveira. Produções culturais japonesa e coreana: algumas considerações. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O conceito de poder simbólico, segundo Bourdieu, não é definido como algo uno e desconexo do poder econômico e militar de uma nação, mas como resultado de sua dominação nessas diferentes esferas sociais – poder esse que se reflete na língua e cultura dessa nação. Este trabalho concentra-se, então, em compreender como se dá a formação desse poder simbólico, analisando o caso dos EUA. Posteriormente, em analisar, utilizando-se de produções culturais japonesas e coreanas em ascensão mundial, quais são os efeitos obtidos por essas indústrias culturais, especificamente dentre o corpo discente do curso de “Línguas Estrangeiras Aplicadas - MSI”, na expansão desse poder simbólico: tanto no crescimento de suas economias, a partir da venda das produções culturais e exportações consequentes a elas, quanto na expansão direta de sua influência linguística e cultural.
Abstract: The concept of symbolic power, according to Bourdieu, is not defined as something undivided and disconnected from the economic and military power of a nation, but as a result of its domination in these different social spheres – this power is reflected in this nation’s language and culture. This work then focuses on understanding how this symbolic power is formed, analyzing the case of the USA. Subsequently, using Japanese and Korean cultural productions in ascension worldwide,it analyzes what are the results obtained by their culture industries, specifically among students of “Applied Foreign Languages” (LEA-MSI), in the expansion of their symbolic power: both on economic growth, from the direct cultural productions’ sales and exports resulted of having the products’ image linked to these cultural productions, as well as the linguistic and cultural influence’s direct expansion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.
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