Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EduardoOliveiraLopes.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira Filho, Cesário Alvim-
dc.contributor.authorLopes, Eduardo Oliveira-
dc.identifier.citationLOPES, Eduardo Oliveira. Produções culturais japonesa e coreana: algumas considerações. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO conceito de poder simbólico, segundo Bourdieu, não é definido como algo uno e desconexo do poder econômico e militar de uma nação, mas como resultado de sua dominação nessas diferentes esferas sociais – poder esse que se reflete na língua e cultura dessa nação. Este trabalho concentra-se, então, em compreender como se dá a formação desse poder simbólico, analisando o caso dos EUA. Posteriormente, em analisar, utilizando-se de produções culturais japonesas e coreanas em ascensão mundial, quais são os efeitos obtidos por essas indústrias culturais, especificamente dentre o corpo discente do curso de “Línguas Estrangeiras Aplicadas - MSI”, na expansão desse poder simbólico: tanto no crescimento de suas economias, a partir da venda das produções culturais e exportações consequentes a elas, quanto na expansão direta de sua influência linguística e cultural.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPoder simbólicopt_BR
dc.subject.keywordIndústria culturalpt_BR
dc.subject.keywordK-pop (Música)pt_BR
dc.subject.keywordCoréia do Sul - culturapt_BR
dc.subject.keywordJapão - culturapt_BR
dc.titleProduções culturais japonesa e coreana : algumas consideraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T14:53:32Z-
dc.date.available2023-03-01T14:53:32Z-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33964-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The concept of symbolic power, according to Bourdieu, is not defined as something undivided and disconnected from the economic and military power of a nation, but as a result of its domination in these different social spheres – this power is reflected in this nation’s language and culture. This work then focuses on understanding how this symbolic power is formed, analyzing the case of the USA. Subsequently, using Japanese and Korean cultural productions in ascension worldwide,it analyzes what are the results obtained by their culture industries, specifically among students of “Applied Foreign Languages” (LEA-MSI), in the expansion of their symbolic power: both on economic growth, from the direct cultural productions’ sales and exports resulted of having the products’ image linked to these cultural productions, as well as the linguistic and cultural influence’s direct expansion.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.