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Título: Tradução de sotaques : um estudo da influência da dublagem no humor do filme “Como treinar o seu dragão”
Autor(es): Silva, Luiza Izabel Agustinho
Orientador(es): Vigata, Helena Santiago
Assunto: Tradução audiovisual
Dublagem
Animação (Cinematografia)
Língua portuguesa - regionalismos
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 1-Mar-2023
Referência: SILVA, Luiza Izabel Agustinho. Tradução de sotaques: um estudo da influência da dublagem no humor do filme “Como treinar o seu dragão”. 2022. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo visa identificar os diferentes sotaques existentes nas dublagens do filme animado “Como treinar o seu dragão” (DreamWorks, 2010), na versão original em língua inglesa e em sua tradução para língua portuguesa. Espero, com este artigo, contribuir para a consolidação da temática da tradução no meio audiovisual por meio da reflexão sobre o papel dos sotaques em obras audiovisuais e o impacto que a presença – ou falta – de características oratórias marcadas pode refletir no humor da obra em idiomas distintos. Através de uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo, este estudo foca na função da implementação de sotaques distintos entre personagens oriundos da mesma região para efeito cômico e considera os recursos oratórios da paralinguagem (PEREGO, 2009), prosódia (FÓNAGY, 2003; VAISSIÈRE, 2004), entoação (CÓRDULA, 2013) e recursos não-verbais (PEREGO, 2009) utilizados para substituir a função dos sotaques na tradução do humor e transferências culturais. Dois sotaques anglófonos distintos foram implementados na trama na versão em língua inglesa com o propósito de utilizar-se de estereótipos pré-estabelecidos para criar situações humorísticas. Durante o processo de adaptação para a dublagem em português do Brasil, não foi feito uso de sotaques regionais para substituir esta diferenciação intencional entre personagens, presente na versão original. Por falta de sotaques marcados durante a adaptação para a versão brasileira, muito do humor atrelado aos sotaques foi transmitido através do uso de diferentes entoações de maneira estratégica na dublagem em português, assim como por recursos não-verbais da própria produção – através da expressão corporal dos personagens.
Abstract: This study aims to identify the different accents existing in the dubbing of the animated film “How to Train Your Dragon” (DreamWorks, 2010), in its original English version as well as the translation into Brazilian Portuguese. This paper may contribute to the consolidation of the translation thematics within the audiovisual field through the discussion on the role of accents in audiovisual works and the impact that the presence – or lack – of marked oratory characteristics may have upon the humor of the artwork in different languages. Through a descriptive and qualitative research, this study focuses on the purpose of implementing different accents among characters from the same region for humoristic effects and considers the oratorical resources of paralanguage (PEREGO, 2009), prosody (FÓNAGY, 2003; VAISSIÈRE, 2004), intonation (CÓRDULA, 2013) and non-verbal resources (PEREGO, 2009) used to replace the role of accents in the translation of humor and cultural transmissions. Two distinct accents were implemented in the English version with the purpose of using pre-established stereotypes to create humorous situations. During the adaptation process to Brazilian Portuguese, no regional accents were used to replace this intentional differentiation between characters, present in the original version. Due to the lack of marked accents within the Brazilian adaptation, much of the humor tied to the accents was rendered through a strategic use of different intonations in the dubbed version, as well as by the non-verbal resources of the production itself – through the body language of the characters
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2022.
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