Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3395
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeboraRodriguesLima.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cotidiano de um processo de alfabetização/letramento de uma criança de 4 anos no seu contexto familiar
Autor(es): Lima, Débora Rodrigues
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Alfabetização
Letramento
Educação de crianças
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 13-Jul-2011
Data de publicação: 26-Abr-2012
Referência: LIMA, Débora Rodrigues. Cotidiano de um processo de alfabetização/letramento de uma criança de 4 anos no seu contexto familiar. 2011. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa propõe-se fazer uma reflexão acerca do processo de alfabetização/letramento que ocorre com crianças pequenas no seu contexto familiar e as práticas educativas proporcionadas que auxiliam as crianças no processo de aquisição da língua escrita. Essas práticas têm como uma de suas contribuições ajudar a criança a perceber as funções e usos da escrita e desenvolver hipóteses de leitura e escrita. Dessa maneira, a família será a mediadora entre a criança e o objeto do conhecimento, a escrita, e essa interação é realizada em situações informais com os mais diversos tipos de material escrito disponíveis, seja um jornal, um rótulo de biscoito, uma placa de trânsito ou um bilhete. Para atingir o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa qualitativa baseada nas concepções de Gonzalez Rey, por meio de um estudo de caso. O estudo foi realizado com uma criança de 4 anos em seu contexto familiar, no qual foi narrada e analisada a evolução da sua escrita, segundo a Teoria Psicogenética da Escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Percebeu-se que a família pode ser uma grande aliada nos processos de alfabetização/letramento e que no contexto familiar as práticas educativas, embora diferentes daquelas realizadas na escola, auxiliam a criança no desenvolvimento de competências de leitura e escrita desde que a família desenvolva uma postura de reconhecimento, promoção e valorização das manifestações de lectoescrita da criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons