Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlineDeAmorimPintoChiesa.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldade na multiplicação por que não memorizou a tabuada : será?
Autor(es): Chiesa, Aline de Amorim Pinto
Orientador(es): Neves, Regina da Silva Pina
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Distúrbios da aprendizagem
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 26-Abr-2012
Referência: CHIESA, Aline de Amorim Pinto. Dificuldade na multiplicação por que não memorizou a tabuada: será?. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Diante do baixo desempenho escolar de crianças e jovens na disciplina de matemática o presente trabalho apresenta um estudo com uma menina de 9 anos, com desenvolvimento considerado adequado à idade, que apresenta dificuldade específica na disciplina de matemática. Em conversa informal com a mãe, a mesma informa considerar, em consonância com a escola, que a origem de tal entrave no processo de educação matemática, residiria na dificuldade de memorização da tabuada. A proposta foi realizar uma avaliação e intervenção psicopedagógico com o intuito de proporcionar elementos para reflexão – e questionamento - da primazia da memorização da tabuada para desenvolvimento desse repertório básico para o desenvolvimento do cálculo e multiplicação e divisão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3389
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons