Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3389
Título: | Dificuldade na multiplicação por que não memorizou a tabuada : será? |
Autor(es): | Chiesa, Aline de Amorim Pinto |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Distúrbios da aprendizagem |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 26-Abr-2012 |
Referência: | CHIESA, Aline de Amorim Pinto. Dificuldade na multiplicação por que não memorizou a tabuada: será?. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Diante do baixo desempenho escolar de crianças e jovens na disciplina de matemática o presente trabalho apresenta um estudo com uma menina de 9 anos, com desenvolvimento considerado adequado à idade, que apresenta dificuldade específica na disciplina de matemática. Em conversa informal com a mãe, a mesma informa considerar, em consonância com a escola, que a origem de tal entrave no processo de educação matemática, residiria na dificuldade de memorização da tabuada. A proposta foi realizar uma avaliação e intervenção psicopedagógico com o intuito de proporcionar elementos para reflexão – e questionamento - da primazia da memorização da tabuada para desenvolvimento desse repertório básico para o desenvolvimento do cálculo e multiplicação e divisão. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3389 |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons