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dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorChiesa, Aline de Amorim Pinto-
dc.identifier.citationCHIESA, Aline de Amorim Pinto. Dificuldade na multiplicação por que não memorizou a tabuada: será?. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011.en
dc.description.abstractDiante do baixo desempenho escolar de crianças e jovens na disciplina de matemática o presente trabalho apresenta um estudo com uma menina de 9 anos, com desenvolvimento considerado adequado à idade, que apresenta dificuldade específica na disciplina de matemática. Em conversa informal com a mãe, a mesma informa considerar, em consonância com a escola, que a origem de tal entrave no processo de educação matemática, residiria na dificuldade de memorização da tabuada. A proposta foi realizar uma avaliação e intervenção psicopedagógico com o intuito de proporcionar elementos para reflexão – e questionamento - da primazia da memorização da tabuada para desenvolvimento desse repertório básico para o desenvolvimento do cálculo e multiplicação e divisão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagemen
dc.titleDificuldade na multiplicação por que não memorizou a tabuada : será?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-26T11:11:39Z-
dc.date.available2012-04-26T11:11:39Z-
dc.date.issued2012-04-26T11:11:39Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3389-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3389pt_BR
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