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dc.contributor.advisorSantos, Giovanni Almeida-
dc.contributor.authorMagalhães, Elias Bernado Marques-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Elias Bernado Marques. Uma análise comparativa de datasets para detecção de pedestres. 2022. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO interesse em veículos autônomos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A utilização de veículos autônomos pode alterar consideravelmente o panorama de transporte atual, reduzindo consideravelmente o número de acidentes e aumentando a segurança no trânsito como um todo, visto que mais de 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. Nesse sentido, um veículo autônomo precisa conhecer e entender o que acontece ao seu redor para que possa mitigar e prevenir acidentes. Pensando nisso, esse trabalho se propõe a contribuir no tema de veículos autônomos, com ênfase na detecção de pedestres. O objetivo consiste em analisar e avaliar os datasets PSU e INRIA utilizando o algoritmo YOLOv3. Também foi proposto um novo dataset, capturado a partir de uma câmera veicular, buscando simular o cenário observado por um veículo autônomo, com imagens diurnas e noturnas. O processo realizado nos datasets PSU e INRIA Person utilizou o cenário de uso como meio de investigação, objetivando avaliar o desenvolvimento do objetivo, documentando-se o processo de desenvolvimento. Conclui-se então que o algoritmo é capaz de detectar pessoas em imagens, e que o dataset proposto pode contribuir para o desenvolvimento de novos modelos, porém com aberturas a melhorias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos autônomospt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordAutomaçãopt_BR
dc.titleUma análise comparativa de datasets para detecção de pedestrespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-27T20:56:17Z-
dc.date.available2023-02-27T20:56:17Z-
dc.date.submitted2022-05-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33860-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Interest in autonomous vehicles has increased considerably in recent years. The use of autonomous vehicles can considerably change the current transport scenario, considerably reducing the number of accidents and increasing traffic safety as a whole, since more than 90% of accidents are caused by human error. In this sense, an autonomous vehicle needs to know and understand what happens around it so that it can mitigate and prevent accidents. With that in mind, this work proposes to contribute to the theme of autonomous vehicles, with emphasis on pedestrian detection. The objective is to analyze and evaluate the PSU and INRIA datasets using the YOLOv3 algorithm. A new dataset captured from a vehicle camera was also proposed, seeking to simulate the scenario observed by an autonomous vehicle, with day and night images. The process carried out in the PSU and INRIA Person datasets used the usage scenario as a means of investigation, aiming to evaluate the development of the objective, documenting the entire development process. It is concluded that the algorithm is capable of detecting people in images, and that the proposed dataset can contribute to the development of new models, but with openings for improvements.pt_BR
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