Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AdrianneDaSilvas_LucasVitorDePaula.pdf5,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Plataforma web de gestão de projetos para apoio a disciplinas com métodos ativos de ensino
Autor(es): Silva, Adrianne Alves da
Paula, Lucas Vitor de
Orientador(es): Serrano, Milene
Assunto: Gestão de projetos
Ferramentas de gestão
Pesquisa científica
Data de apresentação: 27-Set-2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SILVA, Adrianne Alves da; PAULA, Lucas Vitor de. Plataforma web de gestão de projetos para apoio a disciplinas com métodos ativos de ensino. 2022. 183 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os métodos ativos de ensino têm se popularizado nas escolas e universidades devido ao seu elevado potencial no processo de construção e armazenamento do conhecimento durante o aprendizado. De maneira acentuada, o Project Based Learning, galgado na solução e no desenvolvimento de projetos, tem sido a principal escolha a nível de graduação, principalmente no que diz respeito aos cursos de exatas, a exemplo, as engenharias. Entretanto, para que seja possível aproveitar com plenitude os benefícios dessa metodologia, é necessário o uso de ferramentas com este propósito, como por exemplo, os grandes sistemas de gestão de projetos. Nesse sentido, a maior problemática decorre da especificidade do sistema, visto que é necessário que o mesmo ofereça suporte apropriado a esses métodos de ensino. Dessa forma, este trabalho propõe uma plataforma de gestão de projetos que visa apoiar e conduzir disciplinas, da Universidade de Brasília, que utilizem métodos ativos de ensino, especificamente, o PBL.
Abstract: The teaching active methods have become popular in the schools and universities due to its high potential in the construction and storage process of the knowledge. In a prominently way, the Project Based Learning, focused in the project solution and development, has been the main choice on graduation level, mainly with regard to exact area courses, for example, engineering. However, in order to make possible utilize all benefits of this methodology, it is necessary the use of tools with this purpose, for example, the big management projects systems. In this sense, the biggest problem stems from the specificity of the system, since it is necessary that it offers appropriate support to those teaching methods. Thus, this conclusion work presents a project management platform that support and conduct disciplines, from the University of Brasília, that use teaching active methods, specifically, the PBL.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.