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Título: A priorização da política pública da educação básica refletida no Ideb por gestores municipais em um cenário de aperto fiscal
Autor(es): Santos Filho, Inerves José dos
Orientador(es): Coêlho, Denilson Bandeira
Assunto: Educação básica
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Políticas públicas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: SANTOS FILHO, Inerves José dos. A priorização da política pública da educação básica refletida no Ideb por gestores municipais em um cenário de aperto fiscal. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A educação básica tem como finalidade a formação do indivíduo para um melhor enfrentamento dos desafios que lhe sobrevêm com o passar do tempo, e a qualidade dessa educação tem reflexos na capacidade do indivíduo de resolver esses problemas. Nada obstante no Brasil a educação básica ser uma política pública obrigatória, muitos gestores municipais enfrentam o desafio de terem que atender às demandas relacionadas a essa política pública em cenário de endividamento ou de baixa arrecadação. É diante desse cenário, com o fim de avaliar como os prefeitos municipais priorizam a educação básica, que se desenvolve esse trabalho, no qual são avaliados os resultados da política pública da educação básica a partir do Ideb médio de municípios das regiões Sul e Nordeste, nos anos de 2013 e 2015, em uma amostra de 40 municípios, na faixa populacional de 20.001 a 50.000 habitantes. Tais resultados são confrontados com variáveis políticas (competição eleitoral), socioeconômicas (emprego e renda), fiscais (endividamento e arrecadação), de gestão fiscal e geográficas – sem a utilização de sofisticados métodos estatísticos – e discutidos a partir do referencial teórico. Constatou-se, ao final, que há gestores que priorizam a educação básica, diante do aperto fiscal, porém as conclusões apontam para a necessidade de que os municípios estejam em melhores situações de arrecadação e endividamento para a consecução de resultados do Ideb que representem uma diminuição do fosso educacional entre as regiões estudadas.
Abstract: Basic education aims to train the individual to better face the challenges that come to him over time, and the quality of this education has an impact on the individual's ability to solve these problems. Even though basic education in Brazil is a mandatory public policy, many mayors face the challenge of having to meet the demands related to this public policy in a scenario of indebtedness or low collection. It is in this scenario, in order to assess how municipal mayors prioritize basic education, that this work is developed, in which the results of public policy for basic education are evaluated based on the average basic education development index - BEDI of municipalities in the South and Northeast regions, in 2013 and 2015, in a sample of 40 municipalities, in the population range from 20,001 to 50,000 inhabitants. Such results are confronted with political (electoral competition), socioeconomic (employment and income), fiscal (debt and collection), fiscal management and geographic variables - without the use of sophisticated statistical methods - and discussed from the theoretical framework. It was found, in the end, that there are managers who prioritize basic education, in the face of fiscal tightening, but the conclusions point to the need for municipalities to be in better situations of collection and indebtedness to achieve BEDI results that represent a reduction of the educational gap between the regions studied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
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