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dc.contributor.advisorAkutsu, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorAmaral, Márcia Suzana Jochims do-
dc.identifier.citationAMARAL, Márcia Suzana Jochims do. Avaliações práticas em gastronomia: um estudo introdutório. 2008. 33 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o propósito de identificar os procedimentos utilizados nas avaliações de aprendizagem em disciplinas práticas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gastronomia do Distrito Federal. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa, com a coleta de dados feita por meio de questionários e entrevistas, e a análise através da descrição das respostas. A discussão dos resultados acontece pautada sob a compreensão reflexiva de Schön, e evidenciou a prevalência dos métodos tradicionais de avaliação de aprendizagem. O presente estudo pretende suscitar uma visão reflexiva da avaliação da aprendizagem compatível com o perfil tecnológico dos cursos superiores em gastronomia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordGastronomiapt_BR
dc.titleAvaliações práticas em gastronomia : um estudo introdutóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.date.accessioned2009-07-03T15:56:10Z-
dc.date.available2009-07-03T15:56:10Z-
dc.date.issued2009-07-03T15:56:10Z-
dc.date.submitted2008-09-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/337-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aimed at identifying the learning assessment procedures adopted in practice disciplines of the Higher School of Technology in Gastronomy, in the Federal District. The survey was developed through a qualitative approach, by means of questionnaires and interviews, and the descriptive analysis of the answers. The discussion of the results was based on the reflective understanding of Schön. Through the obtained results, it was possible to identify the applied criteria and methods, what revealed the prevalence of traditional methods of learning assessment, and, furthermore, indicated that some of these methods do not encompass the abilities and skills required for Gastronomy professionals. This study points out, as an alternative, the application of assessment methods, such as the portfolio, which develop a critical-reflexive attitude, according to the technological profile of the higher schools of Gastronomy.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.09.TCC.337pt_BR
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