Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Miñano Espinola, Mercedes Alessandra | - |
dc.identifier.citation | MIÑANO ESPINOLA, Mercedes Alessandra. A educação infantil de crianças peruanas (Trujillo, 2022). 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo central apresentar a estrutura e a situação da Educação Inicial do Peru ao decorrer dos anos, porém tendo o recorte temporal de 2020 a setembro de 2022, considerando a pandemia da COVID-19. Além disso, o local específico escolhido foi a província de Trujillo, localizada no departamento de La Libertad e situada no litoral norte do Peru, por ser a quarta província mais povoada do país e por ter sido possibilitada a realização de um trabalho de campo em cinco instituições da província - nos distritos de Trujillo e El Porvenir -, com o objetivo de enriquecer a análise da Educação Inicial neste trabalho. Assim, por meio de pesquisas na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), no banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM), no site da Unesco, em sites oficiais do governo peruano e do governo regional de La Libertad e em outros portais; foi possível identificar quais estudos estariam relacionados com a Educação Inicial e que viriam a se tornar importantes para a construção deste trabalho. A partir deles, foi possível fundamentar questões pertinentes à legislação, ao currículo, desafios e metas, referindo-se ao período de pandemia e pós pandemia em Trujillo, programas, orientações e a formação docente para o nível inicial. Outro ponto abordado é a análise sobre como a criança é contemplada de acordo com documentos que regem a Educação Básica e, principalmente, o nível inicial de maneira específica, relacionando a teoria com a prática feita nas instituições e que é apresentada por meio de quadros e figuras neste estudo. Desta forma, as experiências da entrevista nos espaços educacionais trujillanos visitados trazem outras perspectivas para se entender como o ensino híbrido seria implementado na província de Trujillo, levando à reflexão acerca das expectativas das instituições para com o cumprimento dos protocolos sanitários, a organização dos espaços segundo o Programa curricular de Educación Inicial (PERÚ, 2017) e a responsabilidade de se levar um ensino de qualidade às crianças, considerando as variáveis da pós pandemia e os recursos desenvolvidos e oferecidos pelo governo para auxiliar a comunidade escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Peru | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A educação infantil de crianças peruanas (Trujillo, 2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T15:35:23Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T15:35:23Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33783 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo tiene como objetivo central presentar la estructura y la situación de la Educación Inicial del Perú a lo largo de los años, pero teniendo el recorte temporal de 2020 a septiembre de 2022, considerando la pandemia del COVID-19. Además, el local específico elegido fue la provincia de Trujillo, localizada en el departamento de La Libertad y ubicada en el litoral norte del Perú, por ser la cuarta provincia más poblada del país y por haber sido posible la realización de un trabajo de campo en cinco instituciones de la provincia – en los distritos de Trujillo y El Porvenir -, con el objetivo de enriquecer el análisis de la Educación Inicial en este trabajo. De esta forma, por medio de búsquedas en la Biblioteca Electrónica Científica Online (SCIELO), en el banco de periódicos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), en la Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM), en la página virtual de Unesco, en páginas oficiales del gobierno peruano y del gobierno regional de La Libertad y en otros portales; ha sido posible identificar cuales estudios estarían relacionados con la Educación Inicial y que vendrían a ser importantes para la construcción de este trabajo. Por medio de ellos, ha sido posible fundamentar temas pertinentes a la legislación, al currículo, desafíos y metas, refiriéndose al periodo de pandemia y la postpandemia en Trujillo, programas, orientaciones y la formación docente para el nivel inicial. Otro punto abordado es el análisis sobre como el niño y la niña son contemplados de acuerdo con los documentos que rigen la Educación Básica, y principalmente, el nivel inicial de manera específica, relacionando la teoría con la práctica realizada en las instituciones y que es presentada por medio de tablas y figuras en este estudio. De esta manera, las experiencias de la entrevista en los espacios educacionales trujillanos visitados traen otras perspectivas para que se entienda como la enseñanza semipresencial seria implementada en la provincia de Trujillo, llevando a reflexionar sobre las expectativas de las instituciones para el cumplimiento de los protocolos sanitarios, la organización de los espacios según el Programa curricular de Educación Inicial (PERÚ, 2017) y la responsabilidad de brindar una enseñanza de calidad a los niños, considerando las variables de la postpandemia y los recursos desarrollados y ofrecidos por el gobierno para auxiliar la comunidad escolar. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|