Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasMoraesDeAzevedo_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade no processo infantil de investigação filosófica
Autor(es): Azevedo, Lucas Moraes de
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Ludicidade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: AZEVEDO, Lucas Moraes de. Ludicidade no processo infantil de investigação filosófica. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia aborda o ensino da filosofia para crianças, embarcando no contexto histórico do que é ser criança e como atualmente elas se encontram na sala de aula abraçadas por um método conteudista. Apresenta uma revisão de literatura sobre a investigação filosófica através da ludicidade e do processo criativo do brincar do infante, que aprende a se expressar e a compreender o mundo através do faz de conta. Desenvolve, ainda, um relato de experiência de estágio em contexto educativo não escolar voltado para crianças. O trabalho se baseia em antigos filósofos (Platão, Aristóteles e Rousseau) e em pensadores atuais que abordam a narrativa na investigação filosófica através da ludicidade (Luckesi e Lipman). Debate, também, a questão do uso inadequado das tecnologias, que tem levado aos “cretinos digitais” (Desmurget). Indaga sobre como as tecnologias influenciam no desenvolvimento físico e cognitivo de nossas crianças e sobre como professores e pais podem intervir diante da conexão exacerbada de filhos e estudantes aos seus smartphones e videogames, frequentemente deixando de brincar, ocasionando um menor contato real com as outras crianças, e não exercendo a investigação filosófica proporcionada pela ação do brincar. Valorizam-se metodologias pedagógicas pautadas pela reflexão e pela ludicidade no exercício do filosofar, que impulsionam diversas habilidades cognitivas: habilidades de investigação, de raciocínio, de formação de conceito e de tradução.
Abstract: This course conclusion work addresses the teaching of philosophy to children, embarking on the historical context of what it is to be a child and how they are currently in the classroom embraced by a content method. It presents a literature review on philosophical investigation through playfulness and the creative process of children´s play, who learn to express themselves and understand the world through make-believe, and an account of an internship in a non-school educational context. The work is based on ancient philosophers (Plato, Aristotle, Rousseau) and on current thinkers who discuss narrative in philosophical investigation through play (Luckesi and Lipman) and “digital cretins” (Desmurget). The work questions how technologies currently influence the physical and cognitive development of our children and how teachers and parents can intervene in the face of children's exacerbated connection with their smartphones and video games, often not playing games, with less real contact with other children, and not exercising the philosophical investigation provided by the action of playing. Pedagogical methodologies guided by reflection and playfulness in the exercise of philosophizing are valued.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.