Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcoAntonioVannucciCagnoni_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Chutando a escada”? política industrial e policy space na Organização Mundial do Comércio
Autor(es): Cagnoni, Marco Antonio Vannucci
Orientador(es): Farias, Inez Lopes Matos Carneiro de
Assunto: Comércio internacional
Política industrial
Organização Mundial do Comércio (OMC)
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 25-Fev-2023
Referência: CAGNONI, Marco Antonio Vannucci. “Chutando a escada”? política industrial e policy space na Organização Mundial do Comércio. 2022. 129 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a compatibilidade dos novos programas de política industrial com o regime multilateral de comércio. Essa análise desdobra-se em duas partes. Em primeiro lugar, examinam-se os dispositivos dos tratados multilaterais referentes ao comércio de bens que tocam, de forma mais conspícua, a soberania dos Estados membros para implementar esse tipo de política econômica. O capítulo II analisa: as barreiras tarifárias, conforme a sua regulação pelo artigo II do GATT. O capítulo III se ocupará da análise de seis casos, no âmbito do sistema de solução de controvérsias da OMC, que trataram de medidas de política industrial implementadas por países em desenvolvimento. Por meio da exposição desses casos, pretende-se demonstrar, em primeiro lugar, a recepção, pelo regime multilateral de comércio, das políticas industriais implementadas pelos países em desenvolvimento após a crise financeira de 2008-2009.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.