Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FabioFrinhani_MorganaPortugal_tcc.pdf2,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rotinas de inspeção de estruturas de concreto quanto à identificação e avaliação das fissuras
Autor(es): Frinhani, Fábio de Lima
Portugal, Morgana de Oliveira Xavier
Orientador(es): Bauer, Elton
Assunto: Concreto armado
Resistência ao cisalhamento
Edifícios - manutenção
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 25-Fev-2023
Referência: FRINHANI, Fábio de Lima; PORTUGAL, Morgana de Oliveira Xavier. Rotinas de inspeção de estruturas de concreto quanto à identificação e avaliação das fissuras. 2021. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A patologia mais encontrada nas estruturas de concreto é a fissuração. Para a manutenção das edificações, a análise e identificação correta do tipo de fissura apresentada é primordial para permitir as devidas correções e manter o desempenho, uso e durabilidade da edificação. Uma das principais etapas para realizar a manutenção é a inspeção. Durante o processo de inspeção, eventualmente, surgem certas dificuldades em tipificar as patologias de fissuração, tanto pela tipologia quanto pelas causas encontradas. O objetivo dessa pesquisa é propor uma ferramenta para auxiliar no diagnóstico da fissuração em operações de inspeção de manutenção. A ferramenta auxilia o inspetor com as principais características que devem ser observadas para a correta identificação da fissura, facilitando o diagnóstico. Para a elaboração da ferramenta é realizado o levantamento das principais fissuras que ocorrem nas vigas, lajes e pilares, e em seguida, é feita a sistematização das causas e mecanismos que implicam no surgimento dessas fissuras. É proposto, como ferramenta de auxílio, um fluxograma, que conduz o inspetor durante a inspeção, por meio das principais características das fissuras, para uma conclusão mais assertiva quanto à causa da fissuração. A ferramenta proposta, denominada de FLUXOM, permite aplicar uma rotina de diagnóstico das fissuras que ocorrem nas vigas, lajes e pilares de concreto, sendo elaborado um fluxograma para cada um desses elementos estruturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.