Título: | Ferramenta metodológica para o gerenciamento de riscos em aeroportos |
Autor(es): | Ribeiro, Elohim Adonai dos Santos Nery Nunes |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Aeroportos Acidentes aéreos Aeronáutica - medidas de segurança Risco operacional |
Data de apresentação: | 12-Nov-2021 |
Data de publicação: | 24-Fev-2023 |
Referência: | RIBEIRO, Elohim Adonai dos Santos Nery Nunes. Ferramenta metodológica para o gerenciamento de riscos em aeroportos. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O desenvolvimento de um SGSO (Sistema de Gerenciamento de Riscos à
Segurança Operacional) é o meio pelo qual são implementadas medidas para que
os riscos das operações aeroportuárias sejam identificados, classificados e para que
sejam tomadas as providências para evitar que suas consequências sejam
reduzidas, mitigadas ou eliminadas. A Organização da Aviação Civil Internacional
(OACI) é responsável por normatizar o gerenciamento de riscos na aviação civil,
dentre outras responsabilidades, e recomenda a utilização da Matriz de Risco para
avaliar eventos de risco por meio de sua Probabilidade e Severidade, classificando
os eventos em Aceitáveis, Toleráveis e Intoleráveis. A utilização da Matriz de Risco,
entretanto, é um critério mínimo exigido, e que deve ser adaptado para atender às
necessidades de cada aeroporto, e quanto maior a complexidade, maior a
necessidade de adaptações. Visando contribuir para a gestão de riscos em
aeroportos, este trabalho faz uma associação da análise de eventos de risco
utilizando a matriz de riscos com uma análise numérica por meio da Lógica Fuzzy,
trazendo não mais apenas a classificação linguística para os eventos (Aceitável,
Tolerável ou Intolerável). São propostos quatro eventos de risco, em duas
simulações de operações aeroportuárias simplificadas. A partir disso, é realizada
uma pesquisa com cinco avaliadores especialistas em SGSO buscando uma
resposta numérica para a Probabilidade e a Severidade associada a cada evento.
As respostas foram o input para um Sistema de Controle Fuzzy (SCF), construído
com base na matriz de riscos da OACI. Os outputs deste SCF permitiram a
classificação numérica dos eventos de risco. Três, dentre os quatro eventos, foram
classificados como 3A pela matriz, mas com valores diferentes de saída do SCF. Os
resultados mostram que é viável a utilização da ferramenta para refinamento de
análise de tolerabilidade, mas é necessário um maior aparato ferramental para
avaliação numérica de Probabilidade e Severidade de eventos de risco. |
Abstract: | The development of an SMS (Safety Management System) is the way by which
measures are implemented so that the risks of airport operations are identified,
classified and that measures are taken to prevent their consequences from being
reduced, mitigated or deleted. The International Civil Aviation Organization (ICAO) is
responsible for standardizing risk management in civil aviation, among other
responsibilities, and recommends using the Risk Matrix to assess risk events
through their Probability and Severity, classifying events into Acceptable, Tolerable
and Intolerable. The use of the Risk Matrix, however, is a minimum required criterion,
which must be adapted to meet the needs of each airport, and the greater the
complexity, the greater the need for adaptations. Aiming to contribute to the
management of risks at airports, this work associates the analysis of risk events
using the risk matrix with a numerical analysis using Fuzzy Logic, not only bringing
the linguistic classification to the events (Acceptable, Tolerable or intolerable). Four
risk events are proposed, in two simulations of simplified airport operations. From
this, a survey is carried out with five SMS specialist evaluators seeking a numerical
answer for the Probability and Severity associated with each event. The answers
were the input for a Fuzzy Control System (FCS), built based on the ICAO risk
matrix. The outputs of this FCS allowed the numerical classification of risk events.
Three of the four events were classified as 3A by the matrix, but with different FCS
output values. The results show that it is feasible to use the tool to refine the
tolerability analysis, but a greater tooling apparatus is needed for the numerical
assessment of the probability and severity of risk events. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
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