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Título: Contribuições para as trilhas interpretativas do Parque Ecológico Sucupira sob o olhar de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Planaltina - DF
Autor(es): Santos, Maria Eduarda Rodrigues
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Educação ambiental
Trilhas ecológicas
Parque Ecológico Sucupira
Cerrado
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: SANTOS, Maria Eduarda Rodrigues. Contribuições para as trilhas interpretativas do Parque Ecológico Sucupira sob o olhar de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Planaltina - DF. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O bioma Cerrado vem sofrendo gradativamente no decorrer dos anos com a degradação de seus recursos naturais, resultando na perda de sua biodiversidade. A prática da educação am- biental é parte das inovações pedagógicas voltadas para construção de sensibilidades para com o meio ambiente e qualidade de vida. As trilhas interpretativas ecológicas são fortes alia- das em ações de educação ambiental, auxiliando na formação de cidadãos capazes de atuarem na realidade de forma crítica e transformadora em relação à proteção do meio ambiente. O objetivo geral deste trabalho foi identificar contribuições e potencialidades que estudantes do ensino fundamental (anos iniciais) do CEFNSFAT puderam agregar às trilhas interpretativas no Parque Ecológico Sucupira e, por meio de observações, interpretar as contribuições apre- sentadas através de desenhos, apontando possibilidades para a construção de novas trilhas interpretativas pelo Projeto de Educação Ambiental Parque Sucupira e por outras atividades educativas realizadas no Parque Ecológico Sucupira. Como resultado, pôde-se observar que as trilhas puderam despertar a sensibilidade através de percepções, sobre elementos subjetivos, de cunho emocional e sentimental e sobre elementos naturais do Cerrado e sua biodiversidade no Parque Ecológico Sucupira.
Abstract: The Cerrado biome has been suffering gradually over the years with the degradation of its natural resources, resulting in the loss of its biodiversity. The practice of environmental edu- cation is part of the pedagogical innovations aimed at building sensitivities towards the envi- ronment and quality of life. The ecological interpretative trails are strong allies in actions of environmental education, helping in the formation of citizens capable of acting in reality in a critical and transforming way in relation to the protection of the environment. The general objective of this work was to identify contributions and potentialities that elementary school students (initial years) of CEFNSFAT could add to the interpretative trails in the Parque Eco- lógico Sucupira and, through observations, interpret the contributions pre-sent through draw- ings, pointing out possibilities for the construction of new interpretative trails by the Parque Sucupira Environmental Education Project and other educational activities carried out in the Parque Ecológico Sucupira. As a result, it could be observed that the trails were able to awak- en sensitivity through perceptions, about subjective, emotional and sentimental elements and about natural elements of the Cerrado and its biodiversity in the Sucupira Ecological Park.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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