Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Regina Coelly Fernandes | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Eduarda Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Eduarda Rodrigues. Contribuições para as trilhas interpretativas do Parque Ecológico Sucupira sob o olhar de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Planaltina - DF. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O bioma Cerrado vem sofrendo gradativamente no decorrer dos anos com a degradação de
seus recursos naturais, resultando na perda de sua biodiversidade. A prática da educação am-
biental é parte das inovações pedagógicas voltadas para construção de sensibilidades para
com o meio ambiente e qualidade de vida. As trilhas interpretativas ecológicas são fortes alia-
das em ações de educação ambiental, auxiliando na formação de cidadãos capazes de atuarem
na realidade de forma crítica e transformadora em relação à proteção do meio ambiente. O
objetivo geral deste trabalho foi identificar contribuições e potencialidades que estudantes do
ensino fundamental (anos iniciais) do CEFNSFAT puderam agregar às trilhas interpretativas
no Parque Ecológico Sucupira e, por meio de observações, interpretar as contribuições apre-
sentadas através de desenhos, apontando possibilidades para a construção de novas trilhas
interpretativas pelo Projeto de Educação Ambiental Parque Sucupira e por outras atividades
educativas realizadas no Parque Ecológico Sucupira. Como resultado, pôde-se observar que as
trilhas puderam despertar a sensibilidade através de percepções, sobre elementos subjetivos,
de cunho emocional e sentimental e sobre elementos naturais do Cerrado e sua biodiversidade
no Parque Ecológico Sucupira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trilhas ecológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parque Ecológico Sucupira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrado | pt_BR |
dc.title | Contribuições para as trilhas interpretativas do Parque Ecológico Sucupira sob o olhar de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Planaltina - DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T14:24:49Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T14:24:49Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33728 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Cerrado biome has been suffering gradually over the years with the degradation of its
natural resources, resulting in the loss of its biodiversity. The practice of environmental edu-
cation is part of the pedagogical innovations aimed at building sensitivities towards the envi-
ronment and quality of life. The ecological interpretative trails are strong allies in actions of
environmental education, helping in the formation of citizens capable of acting in reality in a
critical and transforming way in relation to the protection of the environment. The general
objective of this work was to identify contributions and potentialities that elementary school
students (initial years) of CEFNSFAT could add to the interpretative trails in the Parque Eco-
lógico Sucupira and, through observations, interpret the contributions pre-sent through draw-
ings, pointing out possibilities for the construction of new interpretative trails by the Parque
Sucupira Environmental Education Project and other educational activities carried out in the
Parque Ecológico Sucupira. As a result, it could be observed that the trails were able to awak-
en sensitivity through perceptions, about subjective, emotional and sentimental elements and
about natural elements of the Cerrado and its biodiversity in the Sucupira Ecological Park. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|