Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33728
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaEduardaRodriguesSantos_tcc.pdf4,86 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSaraiva, Regina Coelly Fernandes-
dc.contributor.authorSantos, Maria Eduarda Rodrigues-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda Rodrigues. Contribuições para as trilhas interpretativas do Parque Ecológico Sucupira sob o olhar de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Planaltina - DF. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO bioma Cerrado vem sofrendo gradativamente no decorrer dos anos com a degradação de seus recursos naturais, resultando na perda de sua biodiversidade. A prática da educação am- biental é parte das inovações pedagógicas voltadas para construção de sensibilidades para com o meio ambiente e qualidade de vida. As trilhas interpretativas ecológicas são fortes alia- das em ações de educação ambiental, auxiliando na formação de cidadãos capazes de atuarem na realidade de forma crítica e transformadora em relação à proteção do meio ambiente. O objetivo geral deste trabalho foi identificar contribuições e potencialidades que estudantes do ensino fundamental (anos iniciais) do CEFNSFAT puderam agregar às trilhas interpretativas no Parque Ecológico Sucupira e, por meio de observações, interpretar as contribuições apre- sentadas através de desenhos, apontando possibilidades para a construção de novas trilhas interpretativas pelo Projeto de Educação Ambiental Parque Sucupira e por outras atividades educativas realizadas no Parque Ecológico Sucupira. Como resultado, pôde-se observar que as trilhas puderam despertar a sensibilidade através de percepções, sobre elementos subjetivos, de cunho emocional e sentimental e sobre elementos naturais do Cerrado e sua biodiversidade no Parque Ecológico Sucupira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordTrilhas ecológicaspt_BR
dc.subject.keywordParque Ecológico Sucupirapt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.titleContribuições para as trilhas interpretativas do Parque Ecológico Sucupira sob o olhar de estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Planaltina - DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T14:24:49Z-
dc.date.available2023-02-24T14:24:49Z-
dc.date.submitted2019-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33728-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Cerrado biome has been suffering gradually over the years with the degradation of its natural resources, resulting in the loss of its biodiversity. The practice of environmental edu- cation is part of the pedagogical innovations aimed at building sensitivities towards the envi- ronment and quality of life. The ecological interpretative trails are strong allies in actions of environmental education, helping in the formation of citizens capable of acting in reality in a critical and transforming way in relation to the protection of the environment. The general objective of this work was to identify contributions and potentialities that elementary school students (initial years) of CEFNSFAT could add to the interpretative trails in the Parque Eco- lógico Sucupira and, through observations, interpret the contributions pre-sent through draw- ings, pointing out possibilities for the construction of new interpretative trails by the Parque Sucupira Environmental Education Project and other educational activities carried out in the Parque Ecológico Sucupira. As a result, it could be observed that the trails were able to awak- en sensitivity through perceptions, about subjective, emotional and sentimental elements and about natural elements of the Cerrado and its biodiversity in the Sucupira Ecological Park.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.