Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa | - |
dc.contributor.author | Souto, Andrey Rafael Ferreira | - |
dc.identifier.citation | SOUTO, Andrey Rafael Ferreira. Avaliação da gestão ambiental dos resíduos da construção civil em uma obra de infraestrutura no DF: estudo de caso. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção civil representa hoje a indústria que mais consome recursos naturais e gera
parcela significativa dos resíduos sólidos, ocasionado pelo desperdício e agravado por um baixo
índice de reciclagem de materiais. Considera-se que a disposição adequada de resíduos é tarefa
difícil e complexa, levando em consideração o aumento de sua produção, juntamente com a
crescente dos centros urbanos e a escassez de espaços adequados para sua destinação final. O
descarte irregular dos resíduos da construção civil (RCC) têm gerado grandes problemas à
gestão urbana e prejuízo aos cofres públicos, como também, ocasionado impactos ambientais
relevantes como assoreamento de rios e vales, degradação da flora e fauna. Visto esse quadro
insustentável de geração e destinação de RCC, é indiscutível a necessidade de se implementar
sistemas de gestão de resíduos sólidos preventivos, modernos e eficazes na construção civil.
Nesse contexto o presente trabalho teve como objetivo realizar a quantificação e avaliar o
gerenciamento de resíduos da construção civil realizado em uma obra de infraestrutura. Para
embasar, realizou-se uma revisão bibliográfica com intuito de levantar dados sobre os resíduos
gerados, e buscar informações sobre a sustentabilidade na construção civil e possíveis
certificações ambientais. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso através de
acompanhamento de uma obra de infraestrutura, no Distrito Federal, para observações e coletas
de dados sobre o panorama atual da geração, gerenciamento e disposição final do RCC. O
estudo contemplou a análise do volume e do tipo resíduo gerado, criação de índices de
desperdício que pudessem servir como instrumento de avaliação da geração de resíduos em
obras similares, além da avaliação da destinação dos RCC gerados. Os resultados obtidos
mostraram que o volume de resíduo gerado é quantificado pelo número de caminhões com
caçamba e contêineres de entulho retirados em cada etapa da obra. Os índices de perdas de
material, determinados pela quantidade de resíduo retirado do canteiro, apresentaram
discrepâncias, tanto para mais quanto para menos, dos dados encontrados na literatura,
explicitando a necessidade de um refinamento e uma padronização da metodologia utilizada na
quantificação. Cabe ressaltar que o empreendimento acompanhado não contava com um plano
de gestão de resíduos, dessa forma, o resíduo gerado foi destinado para o Aterro Controlado do
Jóquei, sem passar por um processo de triagem de materiais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos da construção civil | pt_BR |
dc.title | Avaliação da gestão ambiental dos resíduos da construção civil em uma obra de infraestrutura no DF : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T13:41:13Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T13:41:13Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33724 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Construction is currently the industry that consumes the most natural resources and
generates a significant portion of solid waste, caused by waste and aggravated by a low rate of
material recycling. It is considered that the proper disposal of waste is a difficult and complex
task, taking into account the increase in its production, together with the growing number of
urban centers and the scarcity of adequate spaces for its final destination. Irregular disposal of
civil construction waste (RCC) has generated major problems for urban management and
damage to public coffers, as well as causing relevant environmental impacts such as siltation
of rivers and valleys, degradation of flora and fauna. Given this unsustainable scenario of
generation and disposal of RCC, the need to implement preventive, modern and effective solid
waste management systems in civil construction is indisputable. In this context, the present
work aimed to quantify and evaluate the management of civil construction waste carried out in
an infrastructure work. As a basis, a literature review was carried out in order to gather data on
the waste generated, and seek information on sustainability in civil construction and possible
environmental certifications. Subsequently, a case study was carried out through the monitoring
of an infrastructure work, in the Distrito Federal, for observations and data collection on the
current panorama of the generation, management and final disposal of the RCC. The study
included the analysis of the volume and type of waste generated, creation of waste rates that
could serve as an instrument for evaluating the generation of waste in similar works, in addition
to evaluating the destination of the generated RCC. The results obtained showed that the volume
of waste generated is quantified by the number of trucks and debris buckets removed at each
stage of the work. The material loss rates, determined by the amount of waste removed from
the construction site, showed discrepancies, both for more and for less, from the data found in
the literature, explaining the need for refinement and a standardization of the methodology used
in the quantification. It is noteworthy that the project monitored did not have a waste
management plan, thus, the waste generated was sent to the Aterro Controlado do Jóquei,
without going through a material screening process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|