Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AliceSallas_AnaCarolinaSantos_tcc.pdf674,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade na sala de aula : uma abordagem alternativa no ensino da língua portuguesa
Autor(es): Sallas, Alice Gomes Barreto
Santos, Ana Carolina Campos de Souza
Orientador(es): Vieira, Viviane Cristina
Coorientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Jogos educativos
Ensino - meios auxiliares
Língua portuguesa
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: SALLAS, Alice Gomes Barreto; SANTOS, Alice Gomes Barreto. Ludicidade na sala de aula : uma abordagem alternativa no ensino da língua portuguesa. 2022. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os jogos podem ser uma ótima estratégia para aproximar os alunos do conteúdo cultural vinculados à escola. Compreende-se, portanto, que as atividades de ensino mais adequadas e produtivas sejam aquelas que considerem os aspectos produtivos e lúdicos do conhecimento da língua portuguesa de forma clara e sincronizada. Nesse caso, alternativas devem ser buscadas para tornar o método de análise da linguagem em sala de aula uma prática, que postula o conceito de linguagem como um ato intermediário em uma situação; interferido por alto-falantes; integra práticas de leitura e produção de texto; uma parte de reflexão; é baseada na indução e se mistura com o trabalho de gênero. Além disso, é fundamental ajudar os alunos a se envolverem mais ativamente por meio de estratégias inovadoras projetadas para estimular o aprendizado.
Abstract: Games can be a great strategy to bring students closer to cultural content linked to the school. It is understood, therefore, that the most appropriate and productive teaching activities are those that consider the productive and playful aspects of knowledge of the Portuguese language in a clear and synchronized way. In this case, alternatives must be sought to make the method ofanalysis of language in the classroom a practice, which postulates the concept of language as an intermediate act in a situation; interfered by loudspeakers; it integrates reading and text production practices; a reflection part; is based on induction andblends in with genre work. In addition, it is critical to help students become more actively involved through innovative strategies designed to stimulate learning
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.