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Título: Comunicação pública em saúde : usos e desusos do Instagram durante a pandemia da Covid-19, um estado da arte
Autor(es): Santana, Lucas Brandão
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Saúde pública
Comunicação pública
Covid-19
Data de apresentação: Set-2022
Data de publicação: 24-Fev-2023
Referência: SANTANA, Lucas Brandão. Comunicação pública em saúde: usos e desusos do Instagram durante a pandemia da Covid-19, um estado da arte. 2022. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pandemiada COVID-19 é um marco histórico mundial que evidenciou a necessidade de políticas públicas eficazes para controle e contenção dos efeitos adversos que uma crise sanitária pode gerar. Em uma sociedade altamente midiática, a presença da Comunicação Pública e suas ferramentas se faz muito necessária no meio digital. No Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas, sendo palco de diversas discussões sobre economia, educação, política e saúde, principalmente em um cenário epidêmico. Dado o exposto, este artigo objetiva fazer o“estado da arte”das produções acadêmicas que analisam a atuação dos perfis governamentais brasileiros durante a pandemia da COVID-19. Os principais resultados são que os artigos produzidos abordam prioritariamente o uso estratégico do Instagram pela Comunicação Organizacional dos órgãos, a efetividade na luta contra a desinformação e a interação com os usuários. Utilizam, em geral, a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e os eixos de Comunicação Pública de Jorge Duarte(2012). São predominantemente descritivos e mostram-se otimistas quanto às possibilidades informativas dessa rede social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2022.
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