Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CamilaMarinhoAvelinoDaSilva_tcc.pdf1,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avanços e desafios tecnológicos do conceito smart por setor hospitalar
Autor(es): Silva, Camila Marinho Avelino da
Orientador(es): Reis, Ana Carla Bittencourt
Assunto: Hospitais - administração
Gestão hospitalar
Data de apresentação: 19-Nov-2021
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: SILVA, Camila Marinho Avelino da. Avanços e desafios tecnológicos do conceito smart por setor hospitalar. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O termo smart se tornou uma palavra do cotidiano que remete a praticidade, a conforto, a segurança e, principalmente no caso de uma casa, a economia. Isso não é muito diferente no ambiente hospitalar. Quando um hospital fornece um quarto confortável ao seu paciente, lhe entrega um aparelho que controla coisas como a luz e a televisão e possui um robô que auxilia na marcação de consultas, isto está próximo ao senso comum de smart, pois se trata de praticidade. Mas um smart hospital não é somente a praticidade e a qualidade de atendimento do hospital. É preciso olhar para o hospital como um todo e compreender como entregar o melhor serviço possível para os pacientes e da melhor forma possível para o hospital. Neste trabalho, será apontado as vantagens e os desafios das principais tecnologias utilizadas nos smart hospitals a fim de entender, primeiramente, o que é um smart hospital e a sua importância e impacto na sociedade para, então, apontar como estes hospitais estão atuando com o auxílio da tecnologia para fornecer os melhores serviços médicos do mundo.
Abstract: The term smart has become a daily word that refers to practicality, comfort, safety and, especially in the case of a house, economy. This is not different in the hospital environment. When a hospital provides its patient with a comfortable room, gives him a device that controls things like the light and television in the room, and has a robot that helps to book appointments, this is close to the common sense of smart, as it is about practicality. But a smart hospital is not just about the hospital's practicality and quality of care. It is necessary to look at the hospital as a whole and understand how to deliver the best possible service for patients and in the best way possible for the hospital. In this work, the advantages and challenges of the main technologies used in smart hospitals will be pointed out to understand, first, what a smart hospital is and its importance and impact on society, and then to point out how these hospitals are acting with the help technology to provide the best medical services in the world.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.