Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LauraCorreaSilva_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Laura Correa-
dc.identifier.citationSILVA, Laura Correa. A mediação da alfabetização com foco na consciência fonológica no contexto extraescolar. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a mediação da alfabetização com foco na consciência fonológica no contexto extraescolar. O objetivo é compreender como essa mediação pedagógica, com base na Andaimagem de Bruner (1983), pode contribuir para o processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia etnográfica, durante o período de mais de dois anos acompanhando o dia a dia de uma criança específica de quatro anos, fora do ambiente escolar. Os resultados da pesquisa apontaram, principalmente, que o estímulo das habilidades de consciência fonológica naturais da criança, favorecem o processo de alfabetização e que, através da mediação, o educador é capaz de conduzir o educando em sua Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito de Vygotsky (2003), de maneira mais leve, facilitada e lúdica, alcançando melhores resultados. Ainda de maneira particular quanto ao colaborador da pesquisa, é possível contemplar seus resultados positivos a partir das inferências feitas acerca das letras, identificando-as nas palavras, criação de hipóteses sobre a utilização delas nas palavras e da leitura de mundo que começou a desenvolver.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsciência fonológicapt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA mediação da alfabetização com foco na consciência fonológica no contexto extraescolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T14:50:12Z-
dc.date.available2023-02-17T14:50:12Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33641-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.