Título: | Análise da variação linguística nas turmas de oitavo e nono ano da escola Santo António no Vão de Almas |
Autor(es): | Cunha, Adilza Elena Francisco da |
Orientador(es): | Mané, Djiby |
Assunto: | Língua portuguesa Língua portuguesa - variação Preconceito linguístico |
Data de apresentação: | 22-Jan-2020 |
Data de publicação: | 17-Fev-2023 |
Referência: | CUNHA, Adilza Elena Francisco da. Análise da variação linguística nas turmas de oitavo e nono ano da escola Santo António no Vão de Almas. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2020. |
Resumo: | As heterogeneidades da língua ainda hoje é motivo de debates entre os autores.
Os aspectos geográficos, socioeconômicos, culturais, entre outros que fazem do
Brasil um país multicultural e multidialetal são discutidos por aqueles que
defendem a heterogeneidade da língua falada no país e aqueles que defendem
a norma padrão da língua. Porém o desrespeito aos falantes das variantes não-
padrão consideradas muitas vezes de menor prestígio sofrem o preconceito
linguístico. A Escola enquanto instituição que desenvolve o estudo da língua
materna desde a mais tenra idade é muitas vezes o local onde ocorre o maior
grau de preconceito linguístico. A partir desta constatação levantou-se a seguinte
problemática: como é compreendida e trabalhada a variação linguística e o
preconceito linguístico gerado por ela dentro das salas de aulas? Objetiva-se
com esta pesquisa analisar de forma geral como é tratada a variação linguística
dentro de uma sala de aula da Escola do Campo. Como os objetivos específicos,
procurou-se identificar a existência da variação linguística na sala pesquisada;
se ela é vista como variação linguística; ou se não é percebida e, se o
preconceito linguístico no ambiente escolar acontece devido à supervalorização
da gramática normativa. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a abordagem
qualitativa com a revisão bibliográfica embasada em autores, como por exemplo,
Soares (1994), Bagno (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Santos (2013), Almeida
(2017) entre outros. Foram realizadas observações e aplicação de questionário
para coleta de dados. Ao final da pesquisa foi possível considerar que ainda de
forma inconsciente o preconceito linguístico é estimulado quando se
desconsidera a variação linguística principalmente no ambiente escolar. |
Abstract: | The heterogeneity of language is still a reason for debate among the authors. The
geographical, socioeconomic, cultural, among others aspects that make Brazil a
multicultural and multidialetal country are discussed by those who defend the
heterogeneity of the spoken language in the country and those who defend the
standard language standard. However, disrespect for speakers of non-standard
variants often considered less prestigious suffers linguistic prejudice. The school
as an institution that develops the study of the mother tongue from an early age
is often the place where the greatest degree of linguistic prejudice occurs. From
this observation the following problem arose: how is the linguistic variation and
the linguistic prejudice generated by it within the classrooms understood and
worked on? The objective of this research is to analyze in a general way how
linguistic variation is treated within a classroom at rural school. As the specific
objectives, we tried to identify the existence of linguistic variation in the
researched room; if it is seen as linguistic variation; or if it is not perceived and if
the linguistic prejudice in the school environment happens due to the
overvaluation of the normative grammar. As a research methodology we used
the qualitative approach with the bibliographic review based on authors, such as
Soares (1994), Bagno (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Santos (2013), Almeida
(2017) among others. Observations and questionnaire were applied for data
collection. At the end of the research it was possible to consider that even
unconsciously the linguistic prejudice is stimulated when disregarding the
linguistic variation mainly in the school environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
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