Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/33630
Título: | Reforma do ensino médio nas aulas de Educação Física : percepção de dois professores do Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Thiago Henrique Costa de |
Orientador(es): | Pérez Morales, Juan Carlos |
Assunto: | Educação física escolar Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Data de apresentação: | 20-Set-2022 |
Data de publicação: | 17-Fev-2023 |
Referência: | OLIVEIRA, Thiago Henrique Costa de. Reforma do ensino médio nas aulas de Educação Física: percepção de dois professores do Distrito Federal. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A atual reforma do Ensino Médio expressa na Lei 13.415 de 16.2.2017 promoveu alterações
radicais na proposta da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) relativamente a essa etapa da Educação
Básica. No tocante ao campo da Educação Física, a reforma do Ensino Médio trouxe a
possibilidade de supressão desse componente curricular por meio da não obrigatoriedade em
parte do trajeto formativo dos estudantes. O presente trabalho objetivou verificar a percepção
de dois professores de Educação Física que atuam no ensino médio no Distrito Federal (DF),
referente ao ensino da Educação Física à luz da reforma do ensino médio proposta pela Lei n°
13.415 de 16.2.2017. Recorreu-se a uma entrevista estruturada com questões que buscavam
identificar a percepção dos professores sobre as mudanças no currículo da Educação Física a
partir Lei 13.415/2017, referentes ao Novo Ensino Médio e sobre as áreas de atuação e de
formação desses professores. Os dados obtidos foram analisados utilizando as técnicas de
análise de dados qualitativos: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e
conclusão. Conclui-se que, os dois professores entrevistados estão enfrentando diversos
desafios referente a adequada aplicação e desenvolvimento do novo currículo, no que tange a
inter e transdisciplinaridade, bem como a redução da carga horária da disciplina. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.