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Título: Reforma do ensino médio nas aulas de Educação Física : percepção de dois professores do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Thiago Henrique Costa de
Orientador(es): Pérez Morales, Juan Carlos
Assunto: Educação física escolar
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 17-Fev-2023
Referência: OLIVEIRA, Thiago Henrique Costa de. Reforma do ensino médio nas aulas de Educação Física: percepção de dois professores do Distrito Federal. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A atual reforma do Ensino Médio expressa na Lei 13.415 de 16.2.2017 promoveu alterações radicais na proposta da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) relativamente a essa etapa da Educação Básica. No tocante ao campo da Educação Física, a reforma do Ensino Médio trouxe a possibilidade de supressão desse componente curricular por meio da não obrigatoriedade em parte do trajeto formativo dos estudantes. O presente trabalho objetivou verificar a percepção de dois professores de Educação Física que atuam no ensino médio no Distrito Federal (DF), referente ao ensino da Educação Física à luz da reforma do ensino médio proposta pela Lei n° 13.415 de 16.2.2017. Recorreu-se a uma entrevista estruturada com questões que buscavam identificar a percepção dos professores sobre as mudanças no currículo da Educação Física a partir Lei 13.415/2017, referentes ao Novo Ensino Médio e sobre as áreas de atuação e de formação desses professores. Os dados obtidos foram analisados utilizando as técnicas de análise de dados qualitativos: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Conclui-se que, os dois professores entrevistados estão enfrentando diversos desafios referente a adequada aplicação e desenvolvimento do novo currículo, no que tange a inter e transdisciplinaridade, bem como a redução da carga horária da disciplina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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