Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeonardoGorgen_LibianRodrigues.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação de métodos de propagação de Plectranthus barbatus via curvas de crescimento e de biomassa fresca em estufa
Autor(es): Görgen, Leonardo Valentini
Rodrigues, Líbian Volsi
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Plantas medicinais
Plantas - propagação
Crescimento (Plantas)
Biomassa
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 23-Abr-2012
Referência: GÖRGEN, Leonardo Valentini; RODRIGUES, Líbian Volsi. Comparação de métodos de propagação de Plectranthus barbatus via curvas de crescimento e de biomassa fresca em estufa. 2011. iv, 15 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Plectranthus barbatus é uma planta herbácea ou sub-arbustiva originária da Índia e trazida ao Brasil provavelmente no período colonial. Plectranthus barbatus Andr. é uma das mais importantes espécies do gênero Plectranthus L′ Herit. (Botânica), com grande variedade de usos medicinais tradicionais no Hindu e Ayurvédica medicina tradicional, bem como na medicina popular do Brasil, África tropical e China. Os principais usos etnobotânicos são para perturbação intestinal, fadiga de fígado, doenças respiratórias, doenças cardíacas e certos distúrbios do sistema nervoso. É ainda, a única fonte conhecida de forskolin, uma importante droga utilizada no tratamento de glaucoma, cardiopatias e asma. Dada a importância de P. barbatus na medicina, o cultivo da espécie necessita de um sistema de produção eficiente, portanto este trabalho teve o objetivo de contribuir mediante a comparação de dois diferentes métodos de propagação – semente e estaca – mediante dois parâmetros de produção, a altura e a biomassa, para determinação do método mais vantajoso. Objetiva-se também avaliar o potencial de produção de sementes férteis da espécie nas condições do Distrito Federal. Após treze semanas de observação e a partir dos dados gerados, o método de propagação observado como mais vantajoso foi o vegetativo, por estacas, por propiciar desenvolvimento mais rápido. A região tem vocação para a produção de sementes viáveis de P. barbatus.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons