Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeniseAndretta-parcial.pdf205,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O pedagogo como agente de mudança em processos educativos não escolares
Autor(es): Andretta, Denise
Orientador(es): Castioni, Remi
Assunto: Educação corporativa
Treinamento profissional
Professores - formação
Data de apresentação: 25-Jul-2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: ANDRETTA, Denise. O pedagogo como agente de mudança em processos educativos não escolares. 2011. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A atuação do pedagogo em ambientes não escolares ainda é um assunto novo para muitos pedagogos assim como para as organizações que imaginam que esta formação propicia somente a atuação dentro de sala de aula. A preparação para o trabalho nos ensinos fundamental e médio ainda é deficitária e com o crescimento do país, torna-se necessário aperfeiçoar aprendizados essenciais para as demandas das empresas. A formação, capacitação, o treinamento e a educação continuada fora do ambiente escolar, ou como será tratado neste ensaio, no ambiente organizacional ou empresarial, é uma demanda crescente no atual cenário econômico do país. Os departamentos de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Educação Coorporativa e outros, responsáveis pela viabilização da aprendizagem organizacional, optam comumente pela contratação de administradores e psicólogos para compor a equipe, enquanto os pedagogos deveriam ser os “donos” desse espaço nas empresas. Mostrar para os empregadores e também para os estudantes de pedagogia que o campo de atuação do pedagogo é vasto e que este profissional adquire em sua formação as ferramentas necessárias e o conhecimento técnico apropriado para a aplicação do desenvolvimento das pessoas nas organizações é o que será exposto neste trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. ________________________________________________________________________ Texto parcialmente liberado pela autora. Conteúdo disponível: Introdução, Capítulo 1, Terceira parte.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons