Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamaraCristinaSilvaSantos_tcc.pdf6,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do hidrogênio na descarbonização do transporte coletivo público do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Samara Cristina Silva dos
Orientador(es): Els, Rudi Henri Van
Assunto: Hidrogênio
Células de hidrogênio
Veículos
Veículos a hidrogênio
Descarbonização
Transporte público
Transporte público - descarbonização
Distrito Federal (DF) - transporte público
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 16-Fev-2023
Referência: SANTOS, Samara Cristina Silva dos. O papel do hidrogênio na descarbonização do transporte coletivo público do Distrito Federal. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O hidrogênio é um vetor energético com potencial para atuar na descarbonização de setores como, indústria e transporte, da perspectiva de sua produção por meio de fontes renováveis. O hidrogênio como combustível de veículos elétricos a célula a combustível pode ser introduzido na matriz energética como alternativa para auxiliar na redução emissões de dióxido de carbono (CO2) causadas por combustíveis fosséis. Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica do hidrogênio ao longo da história, seus métodos de produção, tecnologias de uso considerando que veículos elétricos a célula a combustível de hidrogênio irão compor parte da frota de veículos do transporte público coletivo do Distrito Federal e avalia que a contribuição do uso do hidrogênio como combustível na redução de emissões no transporte coletivo público do Distrito Federal é possível por meio da inserção de 10 ônibus a célula a combustível de hidrogênio na frota de frota anual até 2032 considerando o cenário de produção de hidrogênio (H2) por meio da eletrólise da água e se beneficiando do potencial solar fotovoltaico da região para produção local.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.