Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33613
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FranciscoBarrosoDeCarvalhoNeto_tcc.pdf3,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de desempenho da usina solar fotovoltaica instalada no laboratório de desenvolvimento de transportes e energias alternativa
Autor(es): Carvalho Neto, Francisco Barroso de
Orientador(es): Velasco, Loana Nunes
Assunto: Usinas solares fotovoltaicas (UFVs)
Energia solar
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 16-Fev-2023
Referência: CARVALHO NETO, Francisco Barroso de. Avaliação de desempenho da usina solar fotovoltaica instalada no laboratório de desenvolvimento de transportes e energias alternativa. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com a execução de usinas solares pelo território nacional, observou-se a necessidade de avaliar o desempenho de operação destas plantas fotovoltaicas e compará-las com plantas similares existentes na região, a fim de apreciar a viabilidade técnica e econômica destes empreendimentos. Neste contexto, o presente trabalho faz um estudo da estação solarimétrica instalada no Campus da Faculdade do Gama; de indicadores de desempenho; e por fim uma proposta de metodologia de avaliação de usinas solares fotovoltaicas baseada em normas técnicas, mas voltada ao cenário da usina instalada na Faculdade do Gama.
Abstract: With the implementation of solar power plants throughout the national territory, there was a need to evaluate the operating performance of these photovoltaic plants and compare them with similar plants existing in the region, in order to assess the technical and economic feasibility of these projects. In this context, the present work makes a study of the solari-metric station installed on the Faculdade do Gama Campus; of performance indicators; and finally, a proposal for an evaluation methodology for photovoltaic solar power plants based on technical standards, but focused on the scenario of the plant installed at Faculdade do Gama.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.