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Título: A universidade pública em tempos de COVID 19 : desafios atuais com o ensino remoto emergencial na UnB
Autor(es): Lima, Rebeca Sulamita Brasil de
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Capitalismo
Ensino superior
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 16-Fev-2023
Referência: LIMA, Rebeca Sulamita Brasil de. A universidade pública em tempos de COVID 19 : desafios atuais com o ensino remoto emergencial na UnB. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta monografia propõe contribuir com o estudo da universidade pública no período de pandemia, explicitando a condição emergencial em que foi imposto o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e, nesse sentido, o quanto é importante a defesa da modalidade presencial. Como objetivo geral buscou problematizar os desafios da universidade brasileira, especialmente em tempos de pandemia, considerando as particularidades da UnB. Como objetivos específicos: a) compreender sobre a universidade pública na atualidade, tendo como referência os fundamentos sobre o capitalismo dependente e suas influências para a questão educacional no Brasil; e b) problematizar o agravamento do desmonte da universidade pública, intensificado durante a pandemia e refletido nas dificuldades enfrentadas no ensino remoto emergencial. Diante do levantamento e revisão bibliográfica do tema, foram selecionados os seguintes materiais: a) algumas revistas da área do Serviço Social, tais como “Temporalis” e “Serviço Social e Sociedade”; b) a Revista “Universidade e Sociedade” do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior); c) o Boletim do Covid, elaborado pelo Departamento de Serviço Social da UnB; e d) a Brochura elaborada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), intitulada “Formação em Serviço Social e o Ensino Remoto Emergencial”, publicada em 2021. Acerca dos resultados, foi possível compreender que o ERE gera prejuízos para a formação e permanência para os estudantes, promovendo evasão e aumentando as flexibilizações no orçamento público para as universidades, através dos cortes orçamentários. Concluiu-se ser necessária a revolução da lógica dependente educacional brasileira e a conscientização do papel estratégico da universidade brasileira, com base na produção de conhecimento e de ciência.
Abstract: This monograph proposes to contribute with the study of the public university during the pandemic, explaining the emergency condition in which the emergency remote teaching was imposed, and in sight of this, how important is the protection of the presential mode. As the general goal, it seeks to question the challenges of Brazilian public universities, particularly during pandemic times, considering the particularities of UnB. As its specific goals we have: a) understand about the public university nowadays, having the basis of dependent capitalism and its influence in the education in Brazil as reference ; and b) inquire about the worsening of the dismantling of public universities, intensified during the pandemic shown in the difficulties in the emergency remote teaching. After survey and literature review in the subject, the following materials were chosen: a) some journals in social service area, like “Temporalis” and “Serviço Social e Sociedade”; b) the journal “Universidade e Sociedade” from ANDES (National Syndicate of the faculty form institutions of higher education, in English); c) the Bulletin of Covid, made by the Social Service department of UnB; and d) the booklet made by ABEPSS (Brazilian Association of Education and Research in Social Service, translated), named “Education in Social Service and the remote teaching” in English, published in 2021. About the results, it was possible to understand that the emergency remote teaching brings harm to the education and the staying of students, promoting greater evasion rates and increasing flexibility in public budget to universities through cuts in it. It concludes there exists a necessity of a revolution in the Brazilian educational dependent logic and the raise in awareness of the strategic role of the Brazilian university, supported in the production of knowledge and science.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
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