Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3357
Título: | Atendimento educacional especializado : ressignificando o ensino : aprendizagem numa perspectiva inclusiva no Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont |
Autor(es): | Santos, Suêna Mary Dias dos |
Orientador(es): | Campos, Penélope Machado Ximenes |
Assunto: | Educação inclusiva Estudantes com necessidades educativas especiais Educação especial Atendimento educacional especializado |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 20-Abr-2012 |
Referência: | SANTOS, Suêna Mary Dias dos. Atendimento educacional especializado: ressignificando o ensino: aprendizagem numa perspectiva inclusiva no Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont. 2011. xi, 137 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho compreende a percepção analítica das contribuições do atendimento educacional especializado realizado pela Sala de Recursos do Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont frente à inclusão no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, por se verificar uma demanda de alunos que necessitam de um atendimento especializado para desenvolvimento de suas habilidades e por se reconhecer à importância dessas contribuições para o redirecionamento dos aportes conceituais significativos relacionados às práticas da educação inclusiva, melhoria do ensino-aprendizagem e das práticas educativas diante das dificuldades de aprendizagem analisadas em meio à diversidade encontrada no contexto escolar. A pesquisa centra-se em investigar os fatores dificultadores do ensino na perspectiva inclusiva e da aquisição da aprendizagem pelos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa partiu de uma investigação teórica e documental abordando a contextualização histórico sócio-cultural, as políticas publicas e legislação frente à inclusão e examina-se a organização funcional da escola que se constituiu como foco da pesquisa. Buscou-se uma metodologia de trabalho concomitantemente entre a teoria e a prática visando apresentar a análise dos dados coletados nos vários seguimentos da escola que subsidiaram os dados empíricos e a análise acerca das concepções do atual processo de ensino-aprendizagem no intuito de colaborar para um redimensionamento do processo de aprendizagem que baseados nos fundamentos da inclusão e na análise de dados da presente pesquisa culminou na elaboração de um plano de ação do atendimento educacional especializado frente à educação que visa à diversidade. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3357 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons