Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Campos, Penélope Machado Ximenes | - |
dc.contributor.author | Santos, Suêna Mary Dias dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Suêna Mary Dias dos. Atendimento educacional especializado: ressignificando o ensino: aprendizagem numa perspectiva inclusiva no Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont. 2011. xi, 137 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho compreende a percepção analítica das contribuições do atendimento educacional especializado realizado pela Sala de Recursos do Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont frente à inclusão no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, por se verificar uma demanda de alunos que necessitam de um atendimento especializado para desenvolvimento de suas habilidades e por se reconhecer à importância dessas contribuições para o redirecionamento dos aportes conceituais significativos relacionados às práticas da educação inclusiva, melhoria do ensino-aprendizagem e das práticas educativas diante das dificuldades de aprendizagem analisadas em meio à diversidade encontrada no contexto escolar. A pesquisa centra-se em investigar os fatores dificultadores do ensino na perspectiva inclusiva e da aquisição da aprendizagem pelos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa partiu de uma investigação teórica e documental abordando a contextualização histórico sócio-cultural, as políticas publicas e legislação frente à inclusão e examina-se a organização funcional da escola que se constituiu como foco da pesquisa. Buscou-se uma metodologia de trabalho concomitantemente entre a teoria e a prática visando apresentar a análise dos dados coletados nos vários seguimentos da escola que subsidiaram os dados empíricos e a análise acerca das concepções do atual processo de ensino-aprendizagem no intuito de colaborar para um redimensionamento do processo de aprendizagem que baseados nos fundamentos da inclusão e na análise de dados da presente pesquisa culminou na elaboração de um plano de ação do atendimento educacional especializado frente à educação que visa à diversidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | en |
dc.title | Atendimento educacional especializado : ressignificando o ensino : aprendizagem numa perspectiva inclusiva no Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-20T13:33:11Z | - |
dc.date.available | 2012-04-20T13:33:11Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-20T13:33:11Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3357 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3357 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|