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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Lauanda de Jesus da-
dc.identifier.citationSILVA, Lauanda de Jesus da. A formação inicial do pedagogo frente às novas diretrizes curriculares nacionais. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como finalidade analisar o impacto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na formação inicial do estudante de Pedagogia da Universidade de Brasília. Neste contexto, se estabeleceu uma análise entre a Resolução CNE nº, 2, de 1º de julho de 2015 e as Resoluções CNE/CP nº, 1 e 2, de 2019, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico do Curso – PPPC de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. A análise sobre a formação do pedagogo permitiu dialogar com documentos oficiais como a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), ou seja, um alinhamento da formação de professores à BNC. No referencial teórico foram abordados autores que discorrem sobre a formação docente, como Otília Dantas, Maurice Tardif, Selma Pimenta, Laryssa Lima e Andréa Silva, os quais apresentam importantes reflexões sobre o processo de desenvolvimento profissional docente envolvendo os movimentos de formação inicial, continuada e a valorização da carreira do docente pedagogo. Os resultados e conclusões apontam para o caráter emancipatório do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia e os avanços no que tange a formação inicial do pedagogo professor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curricularespt_BR
dc.titleA formação inicial do pedagogo frente às novas diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T15:35:47Z-
dc.date.available2023-02-15T15:35:47Z-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33559-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study aimed to analyze the impact of the new national curriculum guidelines on the initial education of Pedagogy students at the University of Brasília. In this context, an analysis was established between the CNE resolution nº, 2, of July 1st, 2015 and the CNE/CP resolutions nº, 1 and 2, of 2019, having as reference the Pedagogical Political Project of the Pedagogy Course of the Faculty of Education at the University of Brasília - UnB. The analysis of the pedagogue's training allowed a dialogue with official documents such as the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (BNC-Training) and the Common National Base for the Continuing Training of Basic Education Teachers (BNC-Continued Training), that is, an alignment of teacher training to the BNC. In the theoretical framework, authors who discuss teacher training, such as Otília Dantas, Maurice Tardif, Selma Pimenta, Laryssa Lima and Andréa Silva, were approached, who present important reflections on the process of teacher professional development involving the movements of initial, continuing and the valorization of the pedagogue teacher's career. The results and conclusions point to the emancipatory character of the Pedagogical Project of the Pedagogy course and the advances regarding the initial formation of the teacher pedagogue.pt_BR
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