Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3354
Título: | Abordagem teórica e empírica da filosofia no desenvolvimento humano mediante a inclusão social |
Autor(es): | Rodrigues, Márcio Leandro Vieira |
Orientador(es): | Campos, Penélope Machado Ximenes |
Assunto: | Filosofia Desenvolvimento humano Educação inclusiva Inclusão social |
Data de apresentação: | Abr-2011 |
Data de publicação: | 20-Abr-2012 |
Referência: | RODRIGUES, Márcio Leandro Vieira. Abordagem teórica e empírica da filosofia no desenvolvimento humano mediante a inclusão social. 2011. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho tem como pretensão fazer uma análise investigativa da contribuição da filosofia para os alunos diagnosticados com necessidades especiais. Para tanto, lança-se mão de uma análise investigativa das implicações da especificidade filosófica no âmbito educacional. No curso desse trabalho, postulou-se que vários campos de conhecimentos filosóficos podem auxiliar o professor da área no trato com os alunos considerados especiais. Portanto, percebeu-se o quão é proveitoso a inserção de conteúdos filosóficos na prática da escola inclusiva. No que tange à essa questão, foram sugeridas práticas pedagógicas cotidianas que podem influenciar em um aprimoramento da inclusão escolar. Para este fim, a pesquisa tem como propósito também abrir para a discussão o tema da inclusão social dentro de um viés filosófico. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3354 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons