Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaEduardaDeCarvalhoFernandes_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e entidades organizativas : estratégias de aproximação entre o CRESS-DF e categoria profissional
Autor(es): Fernandes, Maria Eduarda de Carvalho
Orientador(es): Goin, Mariléia
Assunto: Serviço social
Conselho Regional de Serviço Social 8ª Região
Assistentes sociais
Data de apresentação: 13-Out-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: FERNANDES, Maria Eduarda de Carvalho. Serviço social e entidades organizativas: estratégias de aproximação entre o CRESS-DF e categoria profissional. 2022. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Serviço Social é uma profissão que possui suas particularidades que se difere de outras profissões, as quais dimensionam o caráter político e coletivo no trabalho profissional do/a assistente social. Tendo em vista que a realização do trabalho profissional se dá em um contexto permeado de desafios que tensionam o trabalho do/a assistente social, o conjunto CFESS/CRESS tem em sua função defender o interesse da categoria profissional, assim como seus espaços de trabalho por meio de ações de caráter educativo/político e fiscalizatório. A partir disso, o objetivo geral do trabalho foi apreender a percepção profissional sobre a participação de Assistentes Sociais nos espaços coletivos do Conselho Regional de Serviço Social 8ª região (CRESS/DF), no intento de reunir subsídios, criar mecanismos e ampliar estratégias de aproximação com os interesses e demandas da categoria pelo zelo do exercício legal e ético da profissão no Distrito Federal. Para isso a metodologia utilizada foi bibliográfica a partir de textos, artigos e livros que abordam a temática do Serviço Social e do Conjunto CFESS/CRESS; pesquisa documental a partir das notas do diário de campo de estágio realizado no CFESSDF para retomar discussões apresentadas no estágio e resoluções do conjunto CFESS/CRESS; por fim, foi realizada pesquisa empírica por meio de questionários compartilhados com as/o assistentes sociais registrados e ativos no CRESSDF. Os resultados da pesquisa revelam desafios em relação a participação da categoria profissional no CRESSDF formulam estratégias e mecanismos a serem incorporados pelo CRESS-DF para aproximação com sua categoria a fim de fortalecer a defesa do exercício legal e ético da profissão no Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.