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dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cássia-
dc.contributor.authorCastro, Gabriel Martins de-
dc.identifier.citationCASTRO, Gabriel Martins de. Estudo do desempenho de absorvedores de energia híbridos em aço preenchidos com honeycomb de PETG. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Automotiva, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAbsorvedores de energia são sistemas capazes de converter a energia cinética em outras formas de energia, principalmente energia de deformação, através da deformação plástica da estrutura. Atualmente, um dos principais elementos de segurança passiva nos veículos é o crash box, devido sua alta capacidade de absorção de energia, sendo posicionados entre o para-choque e a longarina de diferentes modelos de veículos. No âmbito automotivo, o desenvolvimento de estruturas eficientes em termos de absorção de energia é imprescindível para o aumento da proteção aos passageiros. Diferentes modelos de absorvedores de energia já foram propostos ao longo dos anos, sendo possível encontrar uma vasta literatura a respeito. Uma das principais geometrias de construção desses absorvedores consiste em tubos de paredes finas. No entanto, o conceito de se agregar estruturas honeycomb confeccionadas a partir de materiais compósitos, de modo a obter um absorvedor de energia híbrido, ainda não foi explorada. Portanto, o presente trabalho tem o intuito de avaliar o desempenho de tubos de paredes finas confeccionados em aço e preenchidos com estruturas honeycombs 3D-impressas em PETG, utilizando a técnica FDM (Fused Deposition Modeling). O desenvolvimento do trabalho também aborda a inserção de janelas laterais padronizadas, em faces opostas de absorvedores de energia, sendo aplicados indicadores de desempenho, largamente difundidos na literatura científica, de forma a avaliar e comparar a eficiência das diferentes configurações propostas aos absorvedores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbsorvedor de energiapt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordVeículos automotorespt_BR
dc.subject.keywordVeículos - segurança passivapt_BR
dc.subject.keywordEstruturas honeycombpt_BR
dc.titleEstudo do desempenho de absorvedores de energia híbridos em aço preenchidos com honeycomb de PETGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T20:49:06Z-
dc.date.available2023-02-14T20:49:06Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33525-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.contributor.advisorcoOliveira, Alessandro Borges de Sousa-
dc.description.abstract1Energy absorbers are systems that convert kinetic energy into another form of energy,mostly strain energy, through the plastic deformation of the structure. Nowadays, one of the main elements of passive safety in vehicles is the crash box, due to its high energy absorption capacity. It is placed between the bumper and the side members of different vehicle models. In the automotive industry, the design of efficient structures in terms of energy absorption is indispensable to increase passenger safety. Different models of energy absorbers have been proposed over the years, and it is possible to find vast literature about them. One of the main geometric constructions of these systems consists of thin-walled structures. However, the idea of using them filled with composite honeycomb structures,as hybrid energy absorbers, has not been explored. Therefore, the present work aims to assess the crashworthiness of thin-walled square steel tubes filled with FDM (Fused Depo-sition Modeling) 3D-Printing PETG honeycomb structures. Also, this work approaches the development of lateral patterned windows on two opposite faces on the absorbers’wall, in which performance indicators were applied, widely widespread in the scientific literature, in order to evaluate and compare the efficiency of different energy absorbers.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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