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dc.contributor.advisorMartins, Polliana Candida Oliveira-
dc.contributor.authorAraújo, Caio Augusto Chaves-
dc.identifier.citationARAÚJO, Caio Augusto Chaves. Análise de fenômenos aeroelásticos estáticos em estruturas aeronáuticas utilizando MSC.Nastran. 2022. 157 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAeronaves modernas tendem a adotar estruturas de asas mais flexíveis, pois apresentam melhor desempenho relacionado à velocidade de voo. Todavia, essa característica as tornam mais propensas à deformações sob carga. Quando essas cargas são causadas por forças aerodinâmicas, que dependem da geometria da estrutura e da orientação dos vários componentes estruturais em relação ao fluxo de ar circundante, a distorção estrutural resulta em mudanças no próprio carregamento aerodinâmico, levando a mais distorção e assim por diante. Assim, suas características aeroelásticas e fatores de segurança relacionados tornaram-se tópicos mais importantes a serem analisados. Dessa forma, através da análise da aeroelasticidade estática das aeronaves, como a velocidade de reversão de controle e a divergência de torção, espera-se garantir maior confiabilidade no envelope de voo previamente adotado. Com isso, para a análise dos modelos estruturais apresentados, utilizou-se o software MSC.Nastran, amplamente empregado na indústria para análises de elementos finitos. A fim de otimizar o uso da ferramenta, foram desenvolvidos dois fluxogramas de procedimentos com softwares complementares para a devida solução. O primeiro, e mais dispendioso, envolve o editor de texto Nastpad para a devida escrita do modelo e simulação, que, posteriormente, é executada no MSC.Nastran, cujos resultados são pós-processados via MatLab. Já no segundo modelo, utiliza-se o Femap como software de pré e pós-processamento. O software permite a integração com o MSC.Nastran, além de apresentar uma interface gráfica bem intuitiva e convidativa ao usuário. Para validação de ambos os procedimentos, toma-se como base uma asa de massas concentradas (asa BAH) e uma asa com enflechamento negativo (asa FSW), inspiradas em exemplos do manual de análise aeroelástica do MSC.Nastran. Por fim, verifica-se que as velocidades de reversão de controle e divergência de torção medidas aqui foram em boa concordância com a literatura e a análise analítica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeroelasticidadept_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.titleAnálise de fenômenos aeroelásticos estáticos em estruturas aeronáuticas utilizando MSC.Nastranpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T20:29:17Z-
dc.date.available2023-02-14T20:29:17Z-
dc.date.submitted2022-05-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33520-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Modern aircraft tend to adopt more flexible wing structures, as they have better performance related to flight speed. However, this characteristic makes them more prone to deformation under load. When these loads are caused by aerodynamic forces, which depend on the geometry of the structure and the orientation of the various structural components in relation to the surrounding airflow, structural distortion results in changes in the aerodynamic loading itself, leading to more distortion and so on. Thus, its aeroelastic characteristics and related safety factors have become more important topics to be analyzed. In this way, through the analysis of the static aeroelasticity of the aircraft, such as the control reversal speed and the torsion divergence, it is expected to guarantee greater reliability in the previously adopted flight envelope. Thus, for the analysis of the structural models presented, the MSC.Nastran software, widely used in the industry for finite element analysis, was used. In order to optimize the use of the tool, two procedure flowcharts were developed with complementary software for the proper solution. The first, and more expensive, involves the text editor Nastpad for the proper writing of the model and simulation, which is later executed in MSC.Nastran, whose results are post-processed via MatLab. In the second model, Femap is used as pre and post-processing software. The software allows integration with MSC.Nastran, in addition to presenting a very intuitive and inviting graphical interface to the user. For validation of both procedures, a concentrated mass wing (BAH wing) and a negative sweep wing (FSW wing) are used, inspired by examples from the MSC.Nastran aeroelastic analysis manual. Finally, it appears that the speeds of control reversal and torsion divergence measured here were in good agreement with the literature and the analytical analysis.pt_BR
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