Título: | Projeto de Túnel de Vento |
Autor(es): | Queiroga, Arthur de Lima |
Orientador(es): | Shynkarenko, Olexiy |
Coorientador(es): | Viana, Rhander |
Assunto: | Túnel de vento Aerodinâmica |
Data de apresentação: | 9-Mai-2022 |
Data de publicação: | 14-Fev-2023 |
Referência: | QUEIROGA, Arthur de Lima. Projeto de Túnel de Vento. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A aerodinâmica experimental é essencial para o desenvolvimento de estruturas aeroespaciais. Ela complementa a modelagem analítica e as simulações numéricas. O túnel devento é uma ferramenta utilizada para as primeiras análises experimentais. Esse trabalhobusca projetar e construir um túnel de vento de bancada, é esperado obter um escoamentolaminar na seção de testes. Um túnel de de vento de circuito aberto é uma opção viáveleconomicamente para pesquisas estudantis. Um sistema de circuito aberto é menor, maissimples e mais barato de ser manufaturado. As estruturas que compõem um túnel decircuito aberto e seção de testes fechada são: a câmara de estabilização, o bocal, a seçãode testes, o difusor e o ventilador. O ar entra na câmara de estabilização, onde a tela dehoneycomb torna o escoamento mais uniforme. O bocal influencia na qualidade do fluxona câmara de teste. A geometria do bocal segue as recomendações de razão de contração,comprimento e formato. Nessa estrutura, duas funções cúbicas descrevem a superfície.Um ventilador com pás retas adiciona energia ao sistema. A simulação numérica baseadanas equações de Navier-Stokes transientes e incompressíveis estuda turbulência e efeitosviscosos no túnel. A malha tridimensional estruturada usada na simulação leva em con-sideração os gradientes de fluxo. O modelo de turbulência k-e foi usado para avaliar aas forças viscosas e a camada limite. A integridade estrutural da tela de honeycomb é verificada, estimando a influência da pressão e das forças viscosas. As propriedades da camada limite e, especialmente, a transição laminar-turbulenta no túnel também são estudadas analiticamente. Como resultado dos trabalhos em curso, foi concluído o projetodo túnel de vento. A construção do sistema permitirá a validação de estudos teóricos enuméricos. O túnel de vento permitirá estudar a distribuição de pressão na superfície doscorpos aerodinâmicos e a visualização do fluxo em baixa velocidade usando uma máquina de fumaça. |
Abstract: | Experimental aerodynamics plays an essential role in the development of aerospace structures. It complements analytical modeling and numerical simulations. The wind tunnel is the primary tool in an empirical study of aerodynamic processes. This work’s main objective is to design, build, and characterize a bench wind tunnel with preferentially laminar flow in its testing section. An open-circuit wind tunnel is a low-cost solution affordable to student research teams. Compared to other types, an open circuit system is smaller, simpler, and cheaper for manufacturing. The following parts compose the tunnel structure: a settling chamber, nozzle, test chamber, diffuser, and a power unit (ventilator). Air enters the settling chamber, where the honeycomb-type flow straightener improves its uniformity. The nozzle influences the flow quality in the test chamber. The nozzle geometry follows recommendations about contraction ratio, length, and shape. In the current work, two cubic polynomial functions describe the nozzle surface. A fan with straight blades adds energy to the system. The numerical simulation based on incompressible transient Navier-Stokes equations studies turbulence and viscous effects in the tunnel. The structured three-dimensional mesh used in the simulation takes into account flow gradients. The k-e turbulence model validated for low-velocity applications describes the propagation of the boundary layer. The flow straightener’s structural integrity is checked, estimating the influence of the pressure and viscous forces. The boundary layer properties, especially laminar-turbulent transition in the tunnel, are also analyzed. As a result of the current work, the wind tunnel project was completed. Further building of the system will allow validating theoretical and numerical studies. The wind tunnel will enable studying pressure distribution on aerodynamic bodies’ surfaces and low-velocity flow visualization using a smoke machine. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.