Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LarissaPauloSilva.pdf246 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico psicopedagógico : mocinho ou vilão no processo de inclusão escolar
Autor(es): Silva, Larissa Paulo
Orientador(es): Vieira, Adriano José Hertzog
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: SILVA, Larissa Paulo. Diagnóstico psicopedagógico: mocinho ou vilão no processo de inclusão escolar. 2011. [32] f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Na atualidade do sistema educacional brasileiro um dos assuntos que está em discussão é a Educação Inclusiva. Nesse trabalho buscou-se investigar o papel do diagnóstico psicopedagógico no processo de inclusão escolar. O objetivo da pesquisa foi de analisar a influência desse diagnóstico no processo de inclusão escolar, o que ele determina e como é referenciado na lógica da organização das escolas e dos professores. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com o uso da entrevista semi-estruturada. Foram identificados nos resultados a rotulação e o tratamento diferenciado dos alunos diagnosticados com necessidades especiais. Concluímos que o diagnóstico psicopedagógico influencia diretamente no processo de inclusão escolar. No entanto, no momento, não é utilizado com base no seu objetivo, de forma produtiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. _________________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.