Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3350
Título: | Diagnóstico psicopedagógico : mocinho ou vilão no processo de inclusão escolar |
Autor(es): | Silva, Larissa Paulo |
Orientador(es): | Vieira, Adriano José Hertzog |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 20-Abr-2012 |
Referência: | SILVA, Larissa Paulo. Diagnóstico psicopedagógico: mocinho ou vilão no processo de inclusão escolar. 2011. [32] f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Na atualidade do sistema educacional brasileiro um dos assuntos que está em discussão é a Educação Inclusiva. Nesse trabalho buscou-se investigar o papel do diagnóstico psicopedagógico no processo de inclusão escolar. O objetivo da pesquisa foi de analisar a influência desse diagnóstico no processo de inclusão escolar, o que ele determina e como é referenciado na lógica da organização das escolas e dos professores. Foi utilizada a metodologia qualitativa, com o uso da entrevista semi-estruturada. Foram identificados nos resultados a rotulação e o tratamento diferenciado dos alunos diagnosticados com necessidades especiais. Concluímos que o diagnóstico psicopedagógico influencia diretamente no processo de inclusão escolar. No entanto, no momento, não é utilizado com base no seu objetivo, de forma produtiva. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. _________________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3350 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.