Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Mendes, Alex | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Alex. O atendimento às altas habilidades/superdotação na rede pública estadual de Goiás. 2011. 96 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho pretendeu investigar o atendimento às altas habilidades na rede estadual de educação de Goiás. O atendimento é garantido por lei, regulamentado por Decreto e Resoluções do Ministério da Educação. Para a investigação do atendimento, foi feita pesquisa bibliográfica, análise de documentos (relatório, leis, decreto, resoluções e diretrizes), pesquisa em campo no centro de atendimento especializado, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, com alunos e professores. O atendimento caracterizou-se por ter professores voltados para o desenvolvimento do potencial dos alunos, por meio da identificação das altas habilidades e do atendimento dos alunos indicados. Dois alunos responderam ao questionário de pesquisa, demonstrando satisfação com o atendimento, a despeito da falta de recursos. Os professores apresentaram pontos de vistas diferentes a respeito do atendimento e da dinâmica de trabalho do grupo, mas todos apresentam a mesma concepção de altas habilidades e formação adequada. Concluiu-se que, apesar da boa vontade dos professores e de seu empenho e formação, o Núcleo atende a um mínimo de alunos, ante a enorme demanda do Estado inteiro e o atendimento deixa a desejar, pela ausência de mais recursos e espaço. O atendimento às altas habilidades ainda acontece em modelo de segregação do aluno indicado, que se estenderá às Salas de Recursos Multifuncionais, na proposta de educação para a diversidade, configurando-se como Educação Especial, não transversalizada e representando práticas de atendimento de inclusão voltadas apenas para os que são indicados ao atendimento, excluindo-se outras possibilidades de inclusão de outros excluídos da educação. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Superdotados | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | O atendimento às altas habilidades/superdotação na rede pública estadual de Goiás | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-19T14:21:33Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19T14:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-19T14:21:33Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3349 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3349 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|