Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Estevanato, Daniel Astuti | - |
dc.identifier.citation | ESTEVANATO, Daniel Astuti. Encontros, distanciamentos e R-existências no processo de formação de um pedagogo. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de analisar a formação educativa de um pedagogo, por meio de uma narrativa autobiográfica, na qual são abordadas temáticas pertinentes para que este educador pudesse se formar, como: formação apoiada no tripé universitário; educação versus escolarização; interculturalidade; experiências profissionais; formação em comunidade; educação afetiva. O trabalho segue uma narrativa e é apresentado em formato de artigo ensaístico. O primeiro capítulo traz questões conceituais que embasam essa formação, como: a crítica ao modelo de educação que temos (CALVO, 2013) (hooks, 2017). No segundo capítulo se trata da importância de uma formação universitária que se apoie numa formação diversa e passe pelos seus três pilares - ensino, pesquisa e extensão (SOUSA, 2021). Já no terceiro e quarto capitulo, estão relatos e análises sobre experiências de atuação docente, tanto localmente quanto intemacionalmente, com discussões sobre interculturalidade (BARRETO, 2022) (RODRIGUES e AZEVEDO, 2021), modernidade (SIBILIA, 2012), colonialismo. No quinto e último capítulo, estão relatos e análises sobre a importância de uma formação que se apoie na comunidade (hooks, 2020) (REZENDE, 2022) (FREIRE, 2020) (VIGOTSKI, 2003). Nas considerações finais é trabalhada a importância da autonomia do universitário, da postura enquanto educador em atuação (FREIRE, 2020), e do compromisso com as infâncias (OLIVEIRA, 2021). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educadores | pt_BR |
dc.title | Encontros, distanciamentos e R-existências no processo de formação de um pedagogo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T17:11:01Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T17:11:01Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33486 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work analyzes the educational formation of a pedagogue, through an autobiographical narrative, in which pertinent themes are approached so this educator could be formed, such as: formation based on the university tripod; education versus schooling; interculturality; professional expenences; formation through community; affective education. The work follows a narrative and is presented as an essay article. The first chapter brings conceptual issues that support this formation, such as the criticism of the education model we have (CALVO, 2013) (hooks, 2017). The second chapter deals with the importance of a university education that is
supported by a diverse formation, passing through its three pillars - teaching, research and extension (SOUSA, 2021). In the third and fourth chapters, there are reports and analyzes on experiences of teaching work, locally and internationally, with discussions on interculturality (BARRETO, 2022) (RODRIGUES and AZEVEDO, 2021), modemity (SIBILIA, 2012), colonialism. And in the fifth and final chapter are reports and analyzes about the importance of fonnation that is supported by the community (hooks, 2020) (REZENDE, 2022) (FREIRE,
2020) (VIGOTSKJ, 2003). In the final considerations are the importance of the university
studenfs autonomy, the posture as an educator in action (FREIRE, 2020), and the commitment
to childhood (OLIVEIRA, 2021). | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|