Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RaimundaMariadeOliveira.pdf4,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A aprendizagem matemática no contexto da sala de recursos : interações e adequações curriculares no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Oliveira, Raimunda Maria de
Orientador(es): Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Educação inclusiva
Aprendizagem
Deficientes mentais - educação
Currículo escolar
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: OLIVEIRA, Raimunda Maria de. A aprendizagem matemática no contexto da sala de recursos: interações e adequações curriculares no processo ensino-aprendizagem. 2011. xi, 141 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar estratégias que favoreçam a aprendizagem matemática de estudantes com necessidades educacionais especiais, atendidos em Sala de Recursos; considerando que o enfoque sócio-cultural que é dado à educação matemática na atualidade pode favorecer a aprendizagem desses(as) estudantes. Assim faz-se necessário compreender: os aspectos legais que tratam da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e como é entendida na escola; a influência de Vigotski na aprendizagem matemática, bem como o papel da interação e sua interferência na construção do conhecimento matemático; a importância da inclusão nesse processo de aprendizagem e as adequações curriculares como uma medida fundamental para facilitar a aprendizagem dos(as) estudantes que apresentam alguma necessidade especial. Nessa pesquisa foram empregados referenciais teóricos baseados principalmente em Vigotski e seus seguidores. A metodologia escolhida para a realização da presente pesquisa foi a qualitativa por entendermos que ela abrange os vários aspectos que envolvem uma aprendizagem que tenha em seu cerne o aspecto dialógico, onde a pesquisadora é elemento importante nessa construção, também como sujeito que dialoga com o mundo. A partir desse entendimento, foram propostas atividades realizadas em aula regular, apoiadas em condições contextuais e pedagógicas diferentes. Dos resultados encontrados, pôde-se concluir, ao final, que o processo de interação é facilitador da aprendizagem, muito embora ele por si só não funcione sozinho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3346
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons