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dc.contributor.advisorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorOliveira, Raimunda Maria de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raimunda Maria de. A aprendizagem matemática no contexto da sala de recursos: interações e adequações curriculares no processo ensino-aprendizagem. 2011. xi, 141 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo analisar estratégias que favoreçam a aprendizagem matemática de estudantes com necessidades educacionais especiais, atendidos em Sala de Recursos; considerando que o enfoque sócio-cultural que é dado à educação matemática na atualidade pode favorecer a aprendizagem desses(as) estudantes. Assim faz-se necessário compreender: os aspectos legais que tratam da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e como é entendida na escola; a influência de Vigotski na aprendizagem matemática, bem como o papel da interação e sua interferência na construção do conhecimento matemático; a importância da inclusão nesse processo de aprendizagem e as adequações curriculares como uma medida fundamental para facilitar a aprendizagem dos(as) estudantes que apresentam alguma necessidade especial. Nessa pesquisa foram empregados referenciais teóricos baseados principalmente em Vigotski e seus seguidores. A metodologia escolhida para a realização da presente pesquisa foi a qualitativa por entendermos que ela abrange os vários aspectos que envolvem uma aprendizagem que tenha em seu cerne o aspecto dialógico, onde a pesquisadora é elemento importante nessa construção, também como sujeito que dialoga com o mundo. A partir desse entendimento, foram propostas atividades realizadas em aula regular, apoiadas em condições contextuais e pedagógicas diferentes. Dos resultados encontrados, pôde-se concluir, ao final, que o processo de interação é facilitador da aprendizagem, muito embora ele por si só não funcione sozinho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleA aprendizagem matemática no contexto da sala de recursos : interações e adequações curriculares no processo ensino-aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-19T14:04:44Z-
dc.date.available2012-04-19T14:04:44Z-
dc.date.issued2012-04-19T14:04:44Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3346-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3346pt_BR
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