Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33414
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BarbaraLorenaDeAndradeFreitas_tcc.pdf709,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As concepções de educação e escola para Paulo Freire e Ivan Illich
Autor(es): Freitas, Bárbara Lorena de Andrade Santos
Orientador(es): Bahniuk, Caroline
Assunto: Freire, Paulo, 1921-1997
Illich, Ivan, 1926-2002
Educação
Data de apresentação: 30-Set-2022
Data de publicação: 13-Fev-2023
Referência: FREITAS, Bárbara Lorena de Andrade Santos. As concepções de educação e escola para Paulo Freire e Ivan Illich . 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Uma análise das concepções de educação e escola para dois autores, Paulo Freire e Ivan Illich. Tem como objetivo apresentar os autores, o contexto em que produziram suas concepções, como também, sintetizar suas ideias, a fim de encontrar semelhanças e diferenças. Paulo Freire com o conceito de educação e Illich com a desescolarização e libertadora, enquanto críticos da escola tradicional e capitalista, como também das transformações nas formas de se pensar a educação e a sociedade. Para isso usou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e chegou-se a conclusão que Freire e Illich personificam um pensamento crítico latino-americano de combate a sociedade capitalista ambos apresentam práticas educativas e reflexões sobre uma educação e um novo sistema de ensino de propósito inovador e revolucionário.
Resumén: Un análisis de las concepcións de educación y escuela de dos autores, Paulo Freire y Ivan Illich. Tiene como objetivo presentar a los autores, el contexto en que produjeron sus concepciones, así como sintetizar sus ideas, con el fin de encontrar similitudes y diferencias. Paulo Freire con el concepto de educación liberadora y Illich con la desescolarización como críticos de la escuela tradicional y capitalista, así como de las transformaciones en las formas de pensar la educación y la sociedad. Para ello se utilizó como metodología la investigación bibliográfica y se concluyó que Freire e Illich personifican un pensamiento crítico latinoamericano de combate a la sociedad capitalista, ambos presentan prácticas educativas y reflexiones sobre una educación y un nuevo sistema de enseñanza con propósito innovador y revolucionario.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.