Título: | Contribuições da arte na educação inclusiva |
Autor(es): | Souza, Magna Maria Marques de |
Orientador(es): | Orrú, Sílvia Ester |
Assunto: | Arte na educação Educação inclusiva Educação especial Inclusão social |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 19-Abr-2012 |
Referência: | SOUZA, Magna Maria Marques de. Contribuições da arte na educação inclusiva. 2011. [70] f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar a importância da arte na socialização e exercício da cidadania aos alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Regular, e a manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação. A arte em uma dimensão global possibilita que por seu intermédio, diferentes dimensões humanas possam se expressar e ser investigadas, tornando-a dessa forma, um novo conceito de arte. Refletindo sobre esse novo conceito de arte, percebe-se a partir desse trabalho que a mesma passa a ser considerada como um caminho para a interdisciplinaridade, envolvendo relações dinâmicas entre o aluno e o meio, construindo um processo interativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo, biopsicos-social e cultural do educando com necessidades educacionais especiais e o ingresso do mesmo na sociedade e no ensino regular. Dessa forma, arte e educação complementam-se na medida em que uma colabora para o desenvolvimento da outra, em um processo de inter-relações constantes, que resulta em uma educação estética. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3341 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|