Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Polliana Candida Oliveira | - |
dc.contributor.author | Teodoro, Arthur Pereira | - |
dc.identifier.citation | TEODORO, Arthur Pereira. Análise teórica e experimental de desempenho de uma aeronave de instrução. 2022. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os veículos aéreos vêm apresentando uma elevação significativa no custo operacional de suas aeronaves. Esse comportamento se deve principalmente ao aumento dos valores de combustível e custos de manutenção. O desempenho de uma aeronave tem como principal objetivo verificar parâmetros de forma a obter o melhor rendimento de uma aeronave executando uma missão específica. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de desempenho de uma aeronave de instrução, de forma a verificar seus parâmetros de performance e, caso seja viável, propor soluções com intuito de obter o melhor desempenho durante sua operação. O avião de referência é o Cessna 172 Skyhawk. Para realizar essa análise serão considerados cinco perfis de missão, os quais serão calculados dados de forma analítica e experimental e, em seguida, os mesmos são confrontados com as tabelas de performance da aeronave. Os resultados discorrem sobre os parâmetros de distância de decolagem e pouso, razão de subida máxima e tem seu foco principal na analise da fração de combustível e consumo horário para cada perfil de missão, esses parâmetros de desempenho são os mais importantes para essa categoria de aeronaves. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronaves | pt_BR |
dc.title | Análise teórica e experimental de desempenho de uma aeronave de instrução | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-11T16:34:28Z | - |
dc.date.available | 2023-02-11T16:34:28Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33396 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Air vehicles have been showing a significant increase in the operating cost of their aircraft. This behavior is mainly due to the increase in fuel values and maintenance costs. The performance of an aircraft has as main objective to verify parameters in order to obtain the best performance of an aircraft performing a specific mission. In this context, the present work aims to perform a performance analysis of a training aircraft, in order to verify its performance parameters and, if feasible, propose solutions in order to obtain the best performance during its operation. The reference plane is the Cessna 172 Skyhawk. To carry out this analysis, five mission profiles will be considered, which data will be calculated in an analytical and experimental way and, then, they will be confronted with the aircraft performance tables. The results discuss the parameters of takeoff and landing distance, maximum rate of climb and have their main focus on the analysis of the fuel fraction and hourly consumption for each mission profile, these performance parameters are the most important for this category of aircraft. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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