Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdalgizaFatimaDaSilva.pdf380,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar : desafios e perspectivas de implementação do projeto político-pedagógico na escola
Autor(es): Silva, Adalgiza de Fátima
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Planejamento educacional
Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: SILVA, Adalgiza de Fátima. Inclusão escolar: desafios e perspectivas de implementação do projeto político-pedagógico na escola. 2011. viii, 69 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal a análise do documento projeto políticopedagógico e suas implicações em um contexto escolar inclusivo, por entender que este é um instrumento de fundamental importância para a realização efetiva da inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar. Os pressupostos do projeto político-pedagógico concatenam com a busca de um ensino de qualidade e sendo assim, deve ser construído de acordo com a realidade de onde a escola está inserida, e principalmente dos sujeitos pertencentes a ela. Em contextos inclusivos, se deve traçar metas e objetivos que contemplem as necessidades dos alunos com deficiência. O projeto deve nortear as ações de todos que fazem parte da escola envolvendo professores, direção, pais, alunos, comunidade local, equipe pedagógica e demais funcionários. Dessa forma com uma participação coletiva todos contribuirão para alcançar os objetivos idealizados. A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, em virtude do tema estudado tratar de questões subjetivas, em uma escola da rede pública estadual do município da Serra, no estado do Espírito Santo. O estudo de caso foi escolhido por nos permitir trabalhar situações de forma aprofundada e complexa. A análise foi feita a partir da leitura do documento, de uma entrevista semi-estruturada com perguntas abertas que compunham um questionário base aplicado à equipe pedagógica e a um grupo de dez professores, além de observações feitas nos ambientes de sala de aula, sala de recursos e pátio escolar anotadas em um caderno de campo. Através da análise do documento verificou-se pontos negativos em sua elaboração, os quais justificam a pesquisa de forma a contribuir para o processo de inserção de alunos com deficiência na escola regular de ensino. As respostas ao questionário sejam elas, de forma escrita ou falada, bem como as anotações feitas no caderno de campo respaldam as ideias aqui expostas e os argumentos apresentados sob a forma das categorias de análise. As categorias de análise definidas foram: visão limitada e conservadora da equipe escolar em relação à educação inclusiva; visão burocrática de projeto político-pedagógico; maiores desafios encontrados; perspectivas encontradas através de olhares diferenciados, realidades dentro e fora da escola, proposições que precisam ser do conjunto.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons